2
respostas

O que estudar/ qual área mais procurada.

Olá. Sou inscrito na Alura com o objetivo de mudar de área. Sempre gostei de computadores e boa parte da minha vida estudei programação por curiosidade mas nunca exerci. Agora preciso começar uma trilha de estudo que me leve a algum lugar e esta é a minha duvida: por onde seguir? Tem centenas de oplçoes de cursos e eu realmente fico perdido. Qual a área mais procurada? O que vale a pena pra um senhor de 52 anos estudar e não perder tempo (coisa que eu n ão tenho mais). Preciso da algo em que eu possa trabalhar online, nem que seja fazendo parte de uma equipe de desenvolvimento e usando o Github (já fiz este curso). Boa vontade e tempo tenho de sobra.

2 respostas

Olá, Hernani! Que satisfação receber sua mensagem. Primeiro, deixe-me dizer: 52 anos é uma idade excelente para transitar para a tecnologia. Sua bagagem de vida traz algo que falta em muitos jovens: maturidade, resiliência e visão sistêmica.

Para quem busca trabalhar online, quer aproveitar o conhecimento de GitHub que já possui e não quer perder tempo com teorias infinitas, o caminho mais curto e com maior demanda é o Desenvolvimento Web (Front-end ou Back-end).

Aqui está um roteiro direto ao ponto para você se localizar:

1. As Áreas Mais Procuradas (Foco em Empregabilidade Online)

Atualmente, o mercado busca profissionais que resolvam problemas de negócio. As trilhas mais seguras são:

• Desenvolvimento Front-end: É a parte visual de sites e aplicativos. Você estuda HTML, CSS e JavaScript. É ótimo para quem gosta de ver o resultado imediato do que está codificando.
  • Desenvolvimento Back-end: É a "inteligência" por trás dos panos (bancos de dados, regras de negócio). As linguagens mais procuradas para trabalho remoto são C# (.NET), Java ou Python.
  • Análise de Dados: Se você gosta de planilhas, lógica e estatística, esta área está explodindo. Estuda-se Python, SQL e Power BI.

2. A trilha "Não Perca Tempo" para seus 52 anos

Dado que você já tem familiaridade com computadores e já fez o curso de Git/GitHub, minha recomendação de ouro é focar em C# ou Java. Por quê? São tecnologias robustas, usadas por grandes empresas (bancos, seguradoras, varejo) que valorizam profissionais maduros e responsáveis.

Sugestão de Roteiro na Alura:

1. Lógica de Programação: Mesmo que você já saiba um pouco, valide seus conhecimentos. É a base de tudo.
  2. Formação C# ou Java: Escolha uma e vá até o fim. Elas ensinam Orientação a Objetos, que é o padrão do mercado corporativo.
  3. SQL e Banco de Dados: Essencial para qualquer desenvolvedor. Você precisa saber onde os dados são guardados.
  4. APIs e Persistência de Dados: É aqui que o trabalho remoto acontece. Você aprenderá a conectar sistemas e salvar informações.

3. Dica de Carreira: O seu Diferencial

Hernani, o mercado de "júniors" está competitivo, mas o mercado de profissionais maduros que sabem programar é um oceano azul.

• Trabalho Online: Focar em APIs e Integrações é o caminho mais rápido para atuar em equipes distribuídas via GitHub.
  • Soft Skills: Use sua experiência de vida. Empresas buscam pessoas que saibam se comunicar, tenham compromisso com prazos e saibam trabalhar em equipe — coisas que você provavelmente já domina.

Minha pergunta para te ajudar a afunilar:
Desses contatos que você teve por curiosidade com programação, houve alguma linguagem ou tipo de problema (ex: criar uma tela, organizar uma lista, fazer um cálculo) que você achou mais prazeroso de resolver? Isso pode nos dizer se você tem mais perfil para o visual (Front-end) ou para a lógica pura (Back-end).

Oi Evandro. Obrigado por esta visão e por me orientar.
Nos papos que eu tive com o pessoal de TI fui orientado a estudar JAVA, Machine learning, Ruby ou Testing QA mas nada prático. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de desafios práticos, tipo, faça um software que possa me dar uma relatorio de todos os clientes pagantes, por exemeplo, Eu vou estudar pra fazer este soft da melhor maneira possivel. Se me mandar mointar um PC eu faço (já fiz algumas vezes e vou estudar as novidades). Ah só pra comparação, sou cirurgião dentista há 30 anos (nada a ver com TI).