Mario, tudo bem contigo? Cara, sou arquiteto de softwares, desenvolvo com Java e outras tecnologias a mais de 10 anos... posso me considerar um bom profissional, com experiência, bom salário e boa colocação no mercado. Toda essa introdução bullshit que eu dei foi pra você poder confiar no que eu vou te dizer a seguir:
- Não existe NINGUÉM que após acabar de fazer um curso de programação seja capaz de construir um novo software complexo sem consultar nenhum manual ou material de apoio. Eu consulto coisas até hoje, mesmo as coisas que eu já sei, vez ou outra preciso utilizar algo que a muito não mexo, o Google, Javadoc, documentaçòes de APIs, projetos de exemplo estão aí para isso. Existe um sem fim de coisas que você vai apenas desperdiçar energia e espaço de memória se tentar decorar (como configurações em XML de alguns frameworks), existem muitas coisas que sim, vale a pena ter projetos de exemplo para consultar e sim vale mais a pena perder 5 minutos no Google. O mais importante é que você aprenda e interiorize o CONCEITO das coisas, os porquês, os comos, os quandos. Saber porque algo é como é te ajuda a entender como tomar caminhos alternativos, te ajuda a entender coisas que são parecidas (por exemplo, um cara de java sempre aprende outra linguagem fazendo paralelos com o que entende de Java), saber o como te ajuda a resolver os problemas da melhor forma possível com determinada ferramenta ou linguagem, saber o quando te ajuda a resolver diveros problemas de execução ou construção... conceito é uma coisa só amigo. Por exemplo, somos fluentes em português certo? Mas quantas vezes precisou de um dicionário? Quantas vezes te deu branco sobre a forma correta de estruturar uma frase? Entende? Não se apegue a ter 100% do que você aprendeu no curso decorado, se concentre em absorver o conceito do que aprendeu... com o tempo você vai acabar fatalmente decorando o que você usar mais... mas o conceito vai ser o trilho por onde esse trem vai andar kkk espero ter ajudado um futuro colega de profissão talentoso!