Estou atras de um biblioteca ou framework que nao seja muito complexo fazer coisas simples. Alguma sugestao?
Estou atras de um biblioteca ou framework que nao seja muito complexo fazer coisas simples. Alguma sugestao?
E aí, Samuel! Blz? Então, criar um bot no Telegram com Go é bem maneiro e não é tão complicado quanto parece. Primeiro, você vai precisar do BotFather do Telegram pra criar seu bot e pegar o token dele, tá ligado? Depois disso, a dica é usar a biblioteca telegram-bot-api
do Go, que é bem direta e facilita a vida.
Cara, pra começar, você instala essa biblioteca usando o comando:
go get github.com/go-telegram-bot-api/telegram-bot-api
Depois, você vai escrever um código simples pra conectar e responder mensagens. Algo assim:
package main
import (
"log"
"github.com/go-telegram-bot-api/telegram-bot-api"
)
func main() {
bot, err := tgbotapi.NewBotAPI("SEU_TOKEN_AQUI")
if err != nil {
log.Panic(err)
}
bot.Debug = true
log.Printf("Authorized on account %s", bot.Self.UserName)
u := tgbotapi.NewUpdate(0)
u.Timeout = 60
updates, err := bot.GetUpdatesChan(u)
for update := range updates {
if update.Message == nil { // Ignorando qualquer mensagem que não seja do tipo texto
continue
}
reply := "Olá, " + update.Message.From.FirstName + "!\nEu sou um bot bem simples feito com Go."
msg := tgbotapi.NewMessage(update.Message.Chat.ID, reply)
bot.Send(msg)
}
}
Só pra deixar claro, esse é um exemplo básico. A partir daí, você pode expandir, adicionar comandos, interações, e tudo mais que quiser. Mas com essa base, acho que você consegue começar bem de boa!
Obrigado ajudou muito, da para fazer com que o bot salve mensagens enviadas em no chat?