1
resposta

Dificuldade na aprendizagem de programação

Estou com uma grande dificuldade em aprender a programação. Estou há uns 3 meses tentando desde a lógica, mas na hora de fazer um exercício até simples eu não consigo. Não sei mais o que fazer, pois parece que quanto mais estudo e tento colocar em prática algo do zero, até mesmo um projeto simples, eu esqueço tudo e não saio dali. Um exercício em PHP, por exemplo, que é a linguagem que estou precisando no momento. Não sei, tá me dando branco, eu esqueço como que faz. Eu lembro em partes da coisa, aí vou colocar no código e não consigo.

Tô ficando triste de verdade porque tô me sentindo mal e faz meses que tô tentando aprender e fazer as coisas sozinha, parece que tô presa em tutorial. Já estudei lógica de programação várias vezes, mas percebi que sou muito ruim nisso.
Queria dicas de como eu poderia sair disso. Parece que todo mundo consegue avançar, menos eu.

1 resposta

Oii.

Antes de tudo, quero te dizer que sentir essa dificuldade não significa que você não é capaz de aprender programação. O que você descreveu é algo muito comum: a gente estuda, entende a lógica em partes, mas na hora de começar do zero parece que trava. Esse branco acontece com muita gente no início e faz parte do processo.

Talvez o que possa te ajudar seja mudar um pouco a forma de praticar. Em vez de tentar construir um projeto inteiro de uma vez, experimente brincar com códigos bem pequenos, só para ganhar confiança. Pode ser algo simples, como imprimir uma frase, fazer uma continha ou manipular um texto. O importante é repetir isso várias vezes até ficar natural. Com o tempo, essas pequenas vitórias vão se somando e tornam os desafios maiores menos assustadores.

Outra coisa que funciona muito é assistir ou ler um tutorial e, em seguida, tentar reproduzir o exercício sem olhar. Quando der branco, anote exatamente o que esqueceu e depois volte para revisar. Isso ajuda a perceber onde estão os pontos que ainda precisam ser reforçados.

Tente também explicar para você mesma o que cada parte do código faz, como se estivesse ensinando alguém. Não precisa ser complicado, basta colocar em palavras simples o que está acontecendo. Esse exercício de explicar ajuda bastante a fixar a lógica.

E, se possível, escolha exercícios ou projetinhos que tenham relação com a sua vida. Pode ser uma calculadora de despesas, um programa que mostra frases motivacionais, qualquer coisa que faça sentido para você. Isso torna o aprendizado mais leve e até divertido.

É normal achar que todo mundo avança mais rápido, mas cada pessoa tem seu ritmo. Comparar-se só gera mais ansiedade, e a ansiedade atrapalha ainda mais a memória. Três meses pode parecer muito, mas nesse universo é só o começo. Você não está atrasada, está apenas no seu tempo.

Quero reforçar: você não está sozinha nessa. Quase toda pessoa programadora já passou por bloqueios parecidos. O importante é não desistir, ajustar o jeito de estudar e ser paciente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!