Refletindo sobre meu dia a dia e percebo que o software permeia praticamente todas as minhas atividades profissionais e pessoais. Desde o momento em que acordo e consulto mensagens no WhatsApp até o final do dia, quando reviso documentos em plataformas de armazenamento em nuvem, a tecnologia está integrada de forma tão natural que muitas vezes não a reconheço como tal.
No contexto do escritório, o uso intensivo de software é fundamental para a operação. Utilizo sistemas de gestão de processos para acompanhar demandas judiciais, plataformas de pesquisa jurisprudencial para fundamentar pareceres, ferramentas de videoconferência para atender clientes em diferentes localidades, e aplicativos de comunicação para manter contato ágil com colegas e partes interessadas. A automação de documentos contratuais, por exemplo, reduz significativamente o tempo de elaboração e minimiza erros, permitindo que eu concentre meu esforço intelectual na análise jurídica propriamente dita em vez de em tarefas repetitivas.
O impacto na rotina é profundo. Antes, uma pesquisa jurisprudencial demandava horas. Hoje, em minutos, acesso decisões de tribunais superiores, jurisprudência consolidada e doutrina atualizada. Isso não apenas acelera meu trabalho, mas também qualifica as soluções que ofereço aos clientes, permitindo que eu identifique precedentes relevantes e construa argumentações mais robustas.
Quanto à criatividade, identifico situações onde o software deixa de ser meramente instrumental e se torna ferramenta de inovação.
A criatividade emerge não da programação em si, mas de como utilizo essas ferramentas para resolver problemas jurídicos de forma não convencional, buscando soluções extrajudiciais que economizem tempo e recursos para meus clientes.Também reconheço que como advogado, posso ser idealizador de soluções tecnológicas. Ao identificar gargalos na gestão de demandas do escritório ou processos repetitivos que consomem tempo desnecessariamente, posso colaborar com desenvolvedores para criar softwares customizados que otimizem essas operações. Essa intersecção entre conhecimento jurídico e pensamento computacional abre possibilidades para inovação na advocacia, seja através de chatbots que respondem dúvidas frequentes de clientes, sistemas de análise de contratos que identificam cláusulas problemáticas, ou plataformas que facilitam a mediação online.
O software, portanto, não é apenas uma ferramenta que utilizo, mas um meio através do qual posso ampliar meu impacto profissional, oferecer soluções mais criativas e participar ativamente dessa economia criativa que você menciona. A questão não é apenas como a tecnologia impacta minha rotina, mas como posso utilizá-la de forma estratégica e criativa para entregar mais valor aos meus clientes e contribuir para a transformação da prática jurídica.