1
resposta

Curso Arduíno: Do zero ao jogo. Questão LED azul e corrente.

Agora veja a especificação de LED azul (alto brilho):

- Cor: Azul
- Diâmetro: 5mm
- Tensão de operação: 3.0V ~ 3,2V
- Luminosidade: 700 ~ 900 MCD
Usando um resistor de apenas 100Ω com nosso Arduino (5V e 40mA), será que a LED queima? Faça a conta e verifique qual a corrente elétrica que a LED aceita.

40mA
 20mA
 10mA
 15mA

Resposta do instrutor
Novamente aplicando o Lei de Ohm, só que o procurado agora é o I (corrente elétrica):
U = R * I
(5V - 3V) = 100Ω * I
I = (5V- 3V) / 100Ω
I = 0,02A
I = 20mA
Ou seja, usando um LED nessa especificação realmente bastaria um resistor de 100Ω já que o LED azul aceita uma corrente elétrica de 20mA.

Não entendi essa questão. O comandou me deu o valor da tensão do LED me perguntou qual se com uma resistência de 100ohms ele queimaria. Primeiro eu pensei que esse cálculo não seria possível porque não me foi dada a corrente aceita pelo LED, mas a própria questão pediu em seguida que fosse calculada a corrente. Na resolução do exercíco foi calculada a tensão que passaria após uma resistência de 100ohms no sistema indicado e não a resistência aceita pelo LED, correto?

1 resposta

Fala fabiano, tudo bom?

O exercicio fornece a tensão de operação do LED e a tensão do arduino (que age como fonte, no nosso caso). Além disso, também é fornecida a corrente do arduino e o valor da resistencia redutora. Ou seja, já temos todos os dados para calcular qualquer coisa nesse problema do LED.

Porém, o que a gente quer saber é se nesse cenário o LED queimaria ou não. Uma formula bem conhecida para trabalhar com LEDs é a de calculo de resistencia:

R = (Vfonte-VLED)/ILED
// onde Vfonte é a tensão disponível, VLED é a tensão correta para o LED em questão e ILED é a corrente que ele pode suportar com segurança.

O que faz bastante sentido, já que sabemos que toda tensão em serie reduz com a resistência. Então para descobrir a resistência necessária para operar de forma segura basta utilizarmos a lei de Ohm U = R * I. Mas nosso U sera relativo entre a tensão da fonte e do led (Vfonte - VLED). Ou seja, aqui temos a tensão necessária para uma resistencia de valor R em serie com um led de tensão de operação VLED.

A gente já tem o cenário, portanto, temos o R, o Vfonte e o VLed. Só nos resta descobrir qual é a corrente segura para este cenário. Então, isolando:

ILED = R / (Vfonte-VLED)

Temos a formula do exercicio.

Espero ter ajudado de alguma forma =)

Qualquer duvida, compartilhe com a gente!