Entender códigos sociais, sendo autista, é extremamente desafiador e estudar comunicação de maneira constante me ajuda a identificar algumas informações na comunicação não verbal, mas sempre preciso da verbalização como suporte.
Olhar nos olhos, pode demonstrar atenção e interesse, mas na pratica, pra mim é desconfortável, exige muito esforço mental tirando completamente a minha atenção do assunto, e causando estresse que por consequência causa estereotipias e comportamento considerado estranho, logo interpretado como negativo na linguagem corporal. Usar o cordão de identificação sinaliza pra quem me vê sobre minha deficiência, faço algum contato visual pra pessoa perceber que estou presente na conversa e movimento a cabeça em sinal positivo. Quando vou responder a interação, reforço pontos que a pessoa disse pra que ela perceba que estava atenta às informações.
Evito ficar com as duas mão no bolso, mas dependendo da situação, ando com algum objeto de conforto e mantenho uma das mãos no bolso pra ter contato com o objeto e conseguir me regular em ambientes que necessitam de socialização.
Aceito recomendações de outras maneiras que eu poderia me portar e comunicar atenção e confiança.