1
resposta

Linguagem não verbal positiva e negativa

Uma linguagem positiva que eu utilizo muito é acenar com a cabeça, como forma de "estou ouvindo, estou entendo" enquanto o outro fala. Isso demonstra que você está atento e faz a pessoa se sentir ouvida verdadeiramente, principalmente quando ela discursa por um tempo maior. Pode fazer ela se sentir mais engajada a falar também. O importante é apenas não tornar esse gesto repetitivo na conversa pois também pode passar a impressão de "estou acenando mecanicamente mas estou pensando em outra coisa e etc". Sendo assim pode ser uma linguagem negativa também.
1 resposta

Oi, estudante. Tudo certo?

Você trouxe uma observação bem precisa: o mesmo gesto pode ser lido de formas opostas dependendo de como é usado. Acenar com a cabeça de forma presente e variada transmite atenção real, mas quando se torna automático e repetitivo, comunica exatamente o contrário. Essa nuance é importante porque mostra que a linguagem não verbal não funciona de forma isolada, ela precisa estar alinhada com a presença genuína de quem a usa.

Esse tipo de leitura detalhada sobre os próprios gestos já demonstra um nível de consciência que faz diferença na prática.

Para desenvolver ainda mais esse controle, vale combinar o aceno com outros sinais de escuta ativa, como pequenas inclinações do tronco em direção a quem fala ou variações na expressão facial que acompanhem o tom do que está sendo dito. Esses recursos juntos criam uma leitura mais completa de atenção para quem está falando, sem que um gesto isolado precise carregar todo o peso da comunicação.

Obrigado por compartilhar essa reflexão aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!