Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Conhecendo a outra parte

Concordo que é importante e ajudaria muito na negociação conhecer a outra parte, com quem desejamos fechar um projeto e os concorrentes. Mas, talvez por eu não participar tanto de negociações, não creio que seja fácil obter essas informações. Referente aos concorrentes voce dependeria de alguem da empresa quebrar um protocolo de segurança de informação e/ou confiar em informações de clientes que trabalharam com esse concorrente. Por experiência eu digo que isso não é confiável, trabalhei numa empresa onde tínhamos praticamente um único concorrente, e toda vez que na negociação o cliente reclamava desse meu concorrente dizendo que não sabia trabalhar, que prometeu e não entregou eu já ficava alerta. isso indicava que o cliente não tinha processos internos bem definidos e que obter informações para implantação do projeto seria complicado. Informações com relação ao cliente, o que ele valoriza na negociação, o que no projeto é a "menina dos olhos", de novo, salvo que alguém que trabalhe no cliente compartilhe isso contigo, voce só ficará sabendo durante a fase inicial da negociação

Isso não é um critica ao curso, mas é algo que normalmente somos cobrados nas empresas como se fosse uma informação trivial.

  • "Voce precisa conhecer o concorrente."
  • "Voce precisa saber o que o cliente realmente quer" para mim soa igual a:
  • "Me diga os seis números da mega sena."
1 resposta
solução!

Acredito que conhecer a ourta parte envolve também empatia e observação. Concordo que não seja fácil captar essas informações dos concorrentes ou mesmo da outra parte com quem você está negociando, mas acredito que seja possivel com um bom planejamento das perguntas corretas chegar onde se deseja alcaçar. O curso me fez perceber que é possivel aplicar práticas de negociação em qualquer situação e pude aplicar durante uma entrevista de emprego para extrair a resposta que estava buscando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software