Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Como seria a conta correta sobre juros do parcelamento?

Galera queria colocar um juros no meu sistema, como por exemplo a base a quantidade de parcela que o cliente escolher, como seria essa conta? Pesquisei e não achei nada em relação... Tipo seu que usa o valor da compra, a quantidade de parcela, e o valor de juros, mais como seria essa conta? Alias tem uma conta que achei mais não sei se a conta é a certa.

    this.parcela.setJurosParcela(this.compra.getPrecoAPagar()
                .multiply(
                        new BigDecimal("0.05").multiply(new BigDecimal(
                                this.parcela.getQuantidadeParcela())
                                .divide(new BigDecimal("100")))));

Tá certa a conta?Peguei o valor e depois multipliquei pelo juros e logo depois multiplique pela qtdDeParcela, e logo depois dividi por 100, está correto?

9 respostas

Oi Alisson.

Pela lógica que voce montou estou assumindo que o que voce quer saber é a fórmula dos juros simples. Para saber qual o valor dos juros a ser acrescido no total a ser pago basta fazer:

j = C . i . n

onde j é o juros a ser somado no total, C é o valor inicial que deveria ser pago (sem juros) , i é a taxa de juros a ser aplicada e n é o número de parcelas. Sendo assim, o valor final a ser pago é C + j que é igual a C + C . i . n

Assim, seu codigo mudaria um pouquinho:

BigDecimal C = this.compra.getPrecoAPagar();
BigDecimal i = new BigDecimal("0.05");
BigDecimal n = this.compra.getTotalParcelas();
this.parcela.setValorParcela(C.add(C.multiply(i).multiply(n)).divide(n));

Fala Alisson, tudo bem??

Isso vai depender da sua regra negócio do parcelamento. Qual a sua regra de parcelamento?

Olá, Alisson.

Para aplicar um juros basta gerar um método que pega a porcentagem a ser aplicada e soma ao valor total. Por exemplo:

public double aplicaJurosDeDezPorcento(double valor) {
this.valor = valor;
return valor+= valor * 0.1;
}

Nesse caso pegamos o valor e multiplicamos por 0.1(10%) e acrescentamos ao valor total. Se você conferir o curso de padrões de projeto java eles usam essas regras de aplicação de juros como exemplo, acredito que ficaria bem mais claro a ideia.

Galera oque eu quero é fazer os juros da minha parcela, sei que depende de cada regra de negocio, que quero saber como as empresas usam essa regra, como é a conta, por exemplo 600 / 3 parcela de 200 reais, mais e o juros da parcela? como seria essa conta?

Alisson, isso vai depender da porcentagem que você quer aplicar, mas a formula é porcentagem dividida por 100. por exemplo, 1,5% = 1,5/100 = 0,015. Esse 0,015 que vai ser multiplicado pelo valor total 0,015 * valor e o resultado é o juros.

Espero ter ajudado :)

Ai sim, então Daniel antes tava pensando dessa maneira mesmo, mais sempre que vo em lojas quanto mais o numeor de parcela mais juros é, correto? Ou to viajando? Mais mesmo assim mt obrigado

solução!

Então Alisson, você pode ter diferentes regras para cada quantidade de parcelas, nada impede que você implemente um método que aplique um juros maior para quem faz uma compra em 10 vezes e um juros menor para outros casos, tudo vai depender do que o cliente especificar então não se prenda muito a isso.

Alisson, isso que vc está procurando é Juros Compostos. Da um pesquisada que com certeza você encontra a formula.

Muito obrigado a todos, vlw Samir, e Daniel blz então, obrigado denovo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software