2
respostas

[Bug] Problemas com MongoDB

boa tarde, estou realizando o curso "Criando uma API Rest com Express e MongoDB", mas por algum motivo, eu nunca consegui me conectar com o mongodb. sempre que eu tento inicializar o servidor da minha api, o node para com um erro "ECONNREFUSED", que eu não sei do que se trata. já tentei resolver com IA e mudei algumas configurações de dns do meu computador mas nada. e agora não consigo realizar o curso por causa desse problema...

2 respostas

Bom dia, Victor! Tudo bem?

Esse erro "ECONNREFUSED" indica que a conexão com o MongoDB não pôde ser estabelecida. Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas vou tentar te ajudar com algumas dicas que podem resolver o problema.

1. Verifique se o MongoDB está rodando: certifique-se de que o serviço do MongoDB está iniciado em sua máquina. Se você estiver usando o MongoDB localmente, pode iniciar o serviço com o comando mongod no terminal. Se estiver usando um serviço de nuvem, como o MongoDB Atlas, verifique se as configurações estão corretas.

2. Confirme a URL de conexão: verifique se a URL de conexão que você está usando está correta. Para um MongoDB local, a URL geralmente é mongodb://localhost:27017/nomeDoSeuBanco. Para o MongoDB Atlas, certifique-se de que está usando a string de conexão correta fornecida pelo Atlas.

Como exemplo, se você estiver usando o MongoDB Atlas, a string de conexão pode se parecer com isso:

mongodb+srv://<username>:<password>@cluster0.mongodb.net/<dbname>?retryWrites=true&w=majority

Certifique-se de substituir <username>, <password>, e <dbname> pelos valores corretos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Sim eu já verifiquei se o link estava correto diversas vezes, e coloquei minha senha e nome da conta no link mas o problema ainda persiste. o erro é o seguinte:

node:internal/dns/promises:292
    this.reject(new DNSException(err, this.bindingName, this.hostname));
                ^

Error: querySrv ECONNREFUSED _mongodb._tcp.accountsfl.544tnml.mongodb.net
    at QueryReqWrap.onresolve [as oncomplete] (node:internal/dns/promises:292:17) {
  errno: undefined,
  code: 'ECONNREFUSED',
  syscall: 'querySrv',
  hostname: '_mongodb._tcp.accountsfl.544tnml.mongodb.net'
}

Node.js v20.20.1