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Como efetivamente (numericamente) calcular o ROI, utilizando story points e técnicas de business value?

No caso de priorizar um backlog do produto por meio do ROI, se eu pensar que o esforço pode ser obtido por meio de story points via planning poker, como posso estimar o business value de modo a fazer sentido a comparação com as story points? Explicando melhor, basicamente o ROI e o quociente entre dois valores de mesma grandeza (em geral R$), no caso de eu utilizar as story points como denominador (esforço), como posso estimar o numerador (valor de negócio) de modo a fazer sentido a divisão(comparação)? Note que, neste sentido, não daria para utilizar as técnicas propostas nesta aula para estimar o business value, como o buy a feature, ou monópoles business value, pois numerador e denominador são diferentes. Como então seria possível calcular o business value de modo a fazer sentido a priorização utilizando o ROI literalmente (quociente entre o business value e o esforço (story points)? Note que nos dois casos acima(buy a feature, ou monópoles business value), o cliente escolhe as features de modo subjetivo em função de uma quantidade de dinheiro (recurso) virtual. Como tornar esta escolha mais objetiva? Por favor, caso tenham literatura que possa ajudar nesta questão, seria muito bem vinda. Antecipadamente agradeço o retorno!!

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Vagner, tudo bom?

Story points são uma estimativa de esforço da equipe, lembrando que ela não é uma medida de tempo. Da forma que você quer calcular a melhor medida seria o Cycle Time (kanban) que te informa o período trabalhado no ticket, mas você tem ainda que lembrar sobre o período anterior daquele ticket ser criado, como o trabalho do Product Owner. De qualquer forma o ROI é mais do que o Homem/hora, você precisa entender se tem outros investimentos envolvidos (servidores, licenças, equipamentos, etc.).

Sobre a priorização com base em ROI, isso é uma aposta. O ROI é objetivo, ele pega o investimento e o custo e mostra o quanto aquilo gerou valor (monetário). Quando você faz esse cálculo está tirando a certeza e entrando no campo da incerteza, como se projetos não tivessem imprevistos.

Outro ponto, como você mesmo disse é necessário uma conversão. Se você utilizar os Story Points precisará calcular uma média de salário (homens/horas) e multiplicar pelo Story Points. Vê como o cálculo vai perdendo precisão?

Também importante, na prática você não vai calcular o ROI de uma história. Isso será calculado por épico, ou seja, baseado em um conjunto de histórias.

Por fim, voltando a questão da imprecisão das story points. As estimativas tendem a se refinar com o tempo, calcular o ROI no início do projeto e comparar com o cálculo no final vai dar uma diferença. Isso vai acontecer por conta do conhecimento da equipe e da sua maturidade. Desse último leve em conta o modelo de Tuckman (Formação, Confrontação, Normatização, Atuação e Dissolução).

Tem esse da Casa do Código que fala sobre métricas ágeis:

https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-metricas-ageis