Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Bug] As caixas de mensagem não aparecem no meu Index

Gente, tudo bem? As caixas de mensagem da minha imagem não aparecem. Já fiz de tudo, já usei outro navegador, Já criei um novo app.js, Já mudei o local do index, já desativei as extensões do Chrome, mas meu comando seguem não aparecendo, e quando clico no meu console da imagem ele aparece vazio. Alguém pode me ajudar. Outra coisa, meu app.js vem preenchido, a Luri fala que isso que está causando o erro, mas não consigo resolver. Me ajudem por favor! Obrigado

1 resposta
solução!

Oi, Rômulo!

É muito comum, no início, gastarmos bastante tempo configurando o ambiente, e quando o comando não roda e o console fica vazio, a sensação é de que estamos "invisíveis" para o computador.

O fato de o seu console estar vazio é a maior pista que temos. Isso indica que, muito provavelmente, não há erro no seu código JavaScript, mas sim que o arquivo HTML não está conseguindo "encontrar" ou carregar o arquivo JavaScript. É como se a ponte entre os dois estivesse quebrada.

Vamos resolver isso com um passo a passo focado na conexão entre os arquivos:

1. Limpando o arquivo app.js
Você mencionou que o arquivo vem preenchido. Para eliminar qualquer erro de sintaxe antigo, abra o seu app.js, apague todo o conteúdo dele e escreva apenas esta linha de teste:

alert('Estou funcionando!');

Salve o arquivo. (Verifique se a bolinha branca ao lado do nome do arquivo sumiu, indicando que está salvo).

2. Verificando a "ponte" no HTML
Abra o seu arquivo index.html. Procure pela tag <script>. Ela é a responsável por chamar o seu código.

Para que funcione corretamente, ela deve estar escrita exatamente assim, geralmente na última linha antes de fechar a tag </body>:

<script src="app.js" defer></script>
</body>

Pontos de atenção:

• O nome no src="app.js" deve ser idêntico ao nome do arquivo (letras maiúsculas e minúsculas importam).
  • Garanta que o arquivo index.html e o arquivo app.js estejam soltos dentro da mesma pasta. Se o app.js estiver dentro de uma subpasta (como /js ou /scripts), o comando não vai funcionar.

3. O teste final
Após conferir a tag e salvar ambos os arquivos:

1. Abra o arquivo index.html novamente no navegador.
  2. Atualize a página (F5).

Se a caixa de alerta aparecer, o problema era a conexão. Se ainda assim não aparecer, copie e cole aqui o conteúdo do seu index.html para que eu possa olhar a estrutura dele.

Fico no aguardo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!