4
respostas

Não entendi a alternativa D

Não entendi o que seria o else if, ficou muito confuso

4 respostas

If e else significam "Se" e "Senão" por exemplo if(se) eu conseguir pegar o ônibus até as cinco horas eu conseguirei ir para o trabalho , else(senão) eu não conseguirei ir para o trabalho.

aqui tem um exeplo do próprio alura :

let nota = 8; // Substitua pelo valor da nota que deseja testar

if (nota >= 7) {
console.log("Aprovado");
} else {
console.log("Reprovado");
}

Se a nota for maior que sete a pessoa estaria aprovada, se a nota for menor que sete ela seria reprovada. Espero ter ajudado, também estou fazendo esse curso.

Você entendeu errado, eu não entendi o 'else-if' na quarta linha de texto, não entendi como funciona

Minha dúvida é exatamente essa. Não foi ensinado antes do exercício sobre usar os dois juntos na mesma linha

A sim, me desculpe pelo erro. Pelo o que eu entendi , o else-if é um meio termo entre a condição if, e o else . O else-if serve para testar condições adicionais em uma sequência de decisões, dessa forma, podemos testar as condições dentro de um bloco de código só ao invés de ter que abrir vários blocos de códigos if/else.

if: (condição 1): A primeira condição é testada. Se for verdadeira, seu bloco de código é executado e o resto da estrutura é ignorado.

else if: (condição 2): Se condição 1 for falsa, condição 2 é testada. Se verdadeira, seu bloco é executado. Você pode ter quantos else-if precisar.

else: Se todas as condições anteriores (if e else if) forem falsas, o bloco do else (que não tem condição) é executado
https://www.homehost.com.br/blog/javascript/else-if-javascript/#:~:text=else%20if%20:%20usa%2Dse%20para,ou%20else%20if%20forem%20verdadeiras.

exemplo :

let media =  6.5;

if (media >= 7) {
  console.log("Aprovado!");
} else if (media >= 5) { // Média entre 5 e 6.99
  console.log("Recuperação.");
} else { // Média menor que 5
  console.log("Reprovado.");
}

A média é 6.5, se a pessoa tirar maior ou igual a 7 ela será aprovada. E o else if entra quando precisamos adicionar uma condição entre if e else. Então se a pessoa tirar uma nota maior ou igual a cinco ela estará de recuperação, pois a média estará entre cinco e 5 e 6.99. Já se a pessoa tirar abaixo de cinco será reprovada, pois a nota estará abaixo da média.