1
resposta

BATNA e ZOPA

Eu não conhecia esses conceitos BATNA e ZOPA e os achei fantáticos para serem identificados e parametrizados antes de um processo de negociação. Ele não se preocupa só com um lado da negociação, também traz elementos do outro lado para que juntos se encontre um acordo que beneficie ao máximo a todos. Existe boa aplicabilidade destes conceitos aos processos de negociação trabalhista entre empregadores e sindicatos?

1 resposta

Oi, Carlos! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua reflexão com a comunidade Alura.

Gostei muito do seu olhar para a importância de considerar os dois lados da negociação. Isso mostra bastante sensibilidade para entender que uma boa negociação é construída de forma colaborativa.

Respondendo à sua dúvida: sim, os conceitos de BATNA (Melhor Alternativa a um Acordo Negociado) e ZOPA (Zona de Possível Acordo) são amplamente aplicáveis em negociações trabalhistas, principalmente entre empregadores e sindicatos.

Veja como eles podem ser usados:

  • BATNA: Cada lado deve definir sua melhor alternativa caso o acordo não seja alcançado (por exemplo: entrar em greve, ou aceitar outra proposta).
  • ZOPA: É o espaço onde as condições mínimas dos dois lados se sobrepõem, permitindo a construção de um acordo (como benefícios adicionais ou reajustes salariais que sejam aceitáveis para ambos).

Ao aplicar esses conceitos, as negociações tendem a ser mais objetivas, evitando conflitos desnecessários e aumentando as chances de se chegar a um consenso que atenda os interesses mútuos.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado