1
resposta

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco.

Diálogo reescrito de forma construtiva e não violenta:

Pedro: Tiago, percebi que algumas tarefas ainda não foram entregues e estou preocupado com o prazo do projeto. Gostaria de entender se aconteceu algo que dificultou o andamento da sua parte.

Tiago: Obrigado por perguntar. Tive algumas dificuldades para organizar meu tempo nesta semana e estou atrasado em algumas atividades. Quando sinto que estou sendo criticado, fico frustrado e tenho dificuldade para me concentrar.

Pedro: Entendo. Minha intenção não é te criticar. Estou ansioso porque quero que o projeto seja concluído com qualidade e dentro do prazo. Como podemos nos organizar para que isso aconteça?

Tiago: Acho que podemos dividir as tarefas em etapas menores e fazer um acompanhamento periódico. Assim consigo mostrar meu progresso e pedir ajuda quando necessário.

Pedro: Gostei da ideia. Também posso ajudar caso você encontre algum obstáculo durante o processo.

Tiago: Agradeço. Vou me comprometer a comunicar melhor o andamento das minhas tarefas para evitar preocupações e mal-entendidos.

Pedro: Combinado. Dessa forma, trabalhamos de maneira mais colaborativa e eficiente.

1 resposta

Olá, Andre. Como vai?

Sua reescrita de diálogo ficou fantástica! Você conseguiu aplicar perfeitamente os pilares da Comunicação Não Violenta (CNV), transformando um cenário que costuma gerar conflitos e barreiras defensivas em um ambiente de cooperação e resolução de problemas.

Para enriquecer o seu projeto e destacar os pontos fortes da sua atividade, vale a pena analisar como os elementos fundamentais da CNV se manifestaram na sua construção:

1. Observação sem Julgamento e Expressão de Sentimentos
O Pedro começou muito bem ao dizer: "percebi que algumas tarefas ainda não foram entregues e estou preocupado...". Em vez de acusar o Tiago de ser irresponsável ou lento, ele trouxe um fato concreto (tarefas não entregues) e assumiu a responsabilidade pelo seu próprio sentimento (preocupação).

2. Autenticidade e Vulnerabilidade
A resposta do Tiago foi cirúrgica. Ao expressar com honestidade que se sente frustrado quando percebe uma crítica, ele abriu espaço para a empatia. Na CNV, demonstrar vulnerabilidade desarma o interlocutor, e foi exatamente o que aconteceu na réplica do Pedro, que esclareceu sua verdadeira intenção.

3. Foco nas Necessidades e Formulação de Pedidos
O diálogo avança para soluções práticas porque ambos compreenderam as necessidades por trás das falas:

• A necessidade do Pedro é de segurança e qualidade em relação aos prazos.
  • A necessidade do Tiago é de clareza, suporte e um ambiente livre de julgamentos para produzir.

Ao final, a proposta de dividir as tarefas em etapas menores e estabelecer um acompanhamento periódico deixa de ser uma cobrança autoritária e passa a ser um pedido claro, negociável e focado em estratégias que atendem a ambos.

Dica de Boa Prática para o dia a dia:
Em ambientes de trabalho reais, manter essa postura exige treino constante, pois nossa tendência automática diante do estresse é atacar ou nos defender. Começar conversas difíceis validando o ponto de vista do outro, exatamente como o Pedro fez ao dizer "Entendo. Minha intenção não é te criticar...", é a chave para manter as portas do diálogo abertas.

Parabéns pelo excelente exercício e pela sensibilidade na escolha das palavras!

Espero que possa ter lhe ajudado!