Olá, Sara. Como vai?
O seu exercício ficou simplesmente espetacular! Você aplicou os quatro componentes fundamentais da Comunicação Não Violenta (CNV) com muita sensibilidade e técnica. Reescrever um diálogo de conflito corporativo dessa forma demonstra que você compreendeu perfeitamente o poder da empatia na construção de um ambiente de trabalho saudável.
Gostaria de destacar como você distribuiu brilhantemente os pilares da CNV na fala do Pedro:
- Observação pura: Quando Pedro diz "percebi que algumas tarefas ainda não foram concluídas", ele aponta um fato objetivo, em vez de fazer um julgamento ou acusação (como "você está atrasando o projeto"). Isso impede que o Tiago entre na defensiva imediatamente.
- Expressão de sentimentos e necessidades: Ao expor que está "preocupado" e que para ele é importante "dividir as responsabilidades para evitar sobrecarga", Pedro assume a responsabilidade pelas próprias emoções e clareia o que precisa para trabalhar bem.
- Abertura para a conexão (Pedido/Investigação empática): Terminar a fala com "Como você está se sentindo em relação às demandas?" é o ponto alto. Abre-se um espaço seguro para o diálogo em vez de um monólogo de cobrança.
Essa postura gerou uma reação incrível no Tiago, que se sentiu seguro para abaixar as armas, admitir sua vulnerabilidade ("Estou tendo dificuldade para organizar meu tempo") e expressar o que o estava magoando ("senti que minhas dificuldades estavam sendo vistas apenas como falta de comprometimento").
Como uma sugestão de boa prática para os seus próximos diálogos reais utilizando a CNV, um passo excelente para consolidar esse alinhamento é fechar a conversa com um Pedido Concreto, Mensurável e Executável.
A partir da conclusão que você propôs, a conversa poderia terminar com um plano de ação prático. Por exemplo, o Pedro poderia complementar:
Pedro: "Obrigado por compartilhar isso comigo, Tiago. O que você acha de tirarmos 15 minutos amanhã de manhã para revisarmos a lista de tarefas juntos e definirmos quais podemos repriorizar ou redistribuir com a equipe para aliviar sua semana?"
Trazer essa ação prática no final do diálogo transforma a conexão empática em resolução de problemas, garantindo que a produtividade melhore sem que o cuidado humano se perca pelo caminho. Parabéns pelo excelente trabalho e pela sensibilidade na escrita!
Espero que possa ter lhe ajudado!