1
resposta

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco.

Reescrevendo o diálogo com CNV:

Pedro: Me parece que você é uma pessoa pouco organizada e com isso eu fico achando que você não leva o nosso projeto a sério. Espero que eu esteja errado nas minhas percepções, Tiago.

Tiago: Olha Pedro, isso é mais uma vez você reclamando de como você achava que eu tinha que ser. Me parece só que você quer controlar as coisas que a gente não tem controle e tantas critícas assim atrapalham a execução do meu trabalho. Vamos tentar nos planejar e antever certas situações que dificultam a nossa convivência?

1 resposta

Olá, Maria. Como vai?

É excelente ver a sua dedicação em aplicar os conceitos de Comunicação Não Violenta (CNV) em um cenário corporativo! Sendo coordenadora, você certamente sabe o quanto a forma de se comunicar impacta o clima e a produtividade de uma equipe.

Analisando a sua proposta de diálogo, você trouxe pontos muito importantes, como a tentativa do Tiago em propor uma solução de planejamento. Para agregar ainda mais valor ao seu exercício, podemos refinar o diálogo aplicando os 4 componentes estruturais da CNV: Observação (sem julgamento), Sentimento, Necessidade e Pedido (específico e acionável).

No diálogo original, frases como "Me parece que você é uma pessoa pouco organizada" e "você quer controlar as coisas" ainda carregam julgamentos, avaliações de personalidade e suposições sobre a intenção do outro. Na CNV, tentamos focar em fatos concretos.

Veja uma sugestão de como reescrever essa interação deixando o diálogo ainda mais construtivo e livre de barreiras defensivas:

Proposta de Refatoração do Diálogo

Pedro:

"Tiago, notei que a entrega do relatório atrasou dois dias nesta semana [Observação]. Fico preocupado com o nosso cronograma [Sentimento], porque preciso de previsibilidade para garantir o sucesso do nosso projeto [Necessidade]. Podemos alinhar as tarefas em uma reunião de 10 minutos toda segunda-feira de manhã? [Pedido]"

Tiago:

"Pedro, quando você pontua que a falta de prazos afeta a previsibilidade, eu compreendo a sua preocupação [Empatia/Validação]. No entanto, quando recebo críticas frequentes sobre o meu estilo de trabalho [Observação], eu me sinto desmotivado e pressionado [Sentimento], pois necessito de autonomia e confiança para produzir bem [Necessidade]. O que acha de estabelecermos marcos de entrega intermediários para que você acompanhe o progresso sem precisarmos de checagens diárias? [Pedido]"

Por que essa abordagem funciona melhor?

• Fatos em vez de rótulos: Em vez de chamar o Tiago de "pouco organizado", Pedro foca no fato específico (o atraso do relatório). Isso evita que Tiago se defenda imediatamente.
  • Necessidades claras: Tiago expressa claramente que precisa de autonomia e confiança, enquanto Pedro expressa que precisa de previsibilidade. Ambos passam a focar no problema, e não um no outro.
  • Pedidos acionáveis: Ambos terminam suas falas com perguntas claras e práticas sobre como resolver a situação daquele momento em diante.

Parabéns por exercitar essa soft skill tão vital. Mudar a nossa forma de falar e ouvir exige prática constante, e você está no caminho certo!

Espero que possa ter lhe ajudado!