1
resposta

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco

Pedro: você sempre deixa tudo para a última hora. Não acredito que você esteja levando a sério o nosso projeto.
Tiago, nas últimas três reuniões combinamos entregas para determinadas datas, e em todas elas recebi o material no dia ou depois do prazo (observação). Fico ansioso e preocupado com isso (sentimento), porque preciso de previsibilidade para organizar o meu trabalho e sinto que o projeto é importante para nós dois (necessidade). Você consegue me avisar com antecedência quando estiver com dificuldade de cumprir um prazo? (pedido)

Tiago: ah, é só você reclamando de novo. Você é uma pessoa muito controladora. Não consigo trabalhar quando você está sempre me criticando.
Pedro, você tem toda razão (observação) e me sinto mal por isso (sentimento). Quero que a nossa parceria funcione (necessidade). Vou te avisar com antecedência quando ver que não vou conseguir cumprir um prazo. Que tal um alinhamento rápido toda semana? (pedido)"

1 resposta

Olá, Daniel. Como vai?

Excelente exercício de aplicação prática dos conceitos da Comunicação Não Violenta (CNV)! Você conseguiu ilustrar de forma muito clara a diferença entre uma comunicação reativa, baseada em julgamentos, e uma comunicação consciente, focada em fatos e necessidades.

A sua estrutura seguiu com precisão os quatro componentes fundamentais da CNV:

• Observação: No diálogo reestruturado, você substituiu o julgamento "você sempre deixa para a última hora" por dados concretos sobre as últimas três reuniões e os prazos. Isso diminui as chances de a outra pessoa se sentir atacada e entrar em modo de defesa.
  • Sentimento: Houve a exposição clara de como o comportamento afeta o Pedro ("ansioso e preocupado"), humanizando a relação.
  • Necessidade: A clareza sobre o que é importante para o trabalho fluir ("previsibilidade") ajuda a estabelecer uma conexão real entre as partes.
  • Pedido: Você finalizou com pedidos específicos e factíveis ("avisar com antecedência" e "alinhamento semanal"), o que transforma a reclamação em uma ação construtiva.

No ambiente de trabalho, especialmente em cargos de controle externo onde o cumprimento de prazos é rigoroso, dominar essa técnica permite que você resolva conflitos sem desgastar o clima organizacional. A resposta do Tiago na segunda versão mostra como o uso da CNV convida o outro a também ser mais empático e colaborativo.

Parabéns por exercitar essa soft skill tão essencial!

Espero que possa ter lhe ajudado!