Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco

Pedro: você sempre deixa tudo para a última hora. Não acredito que você esteja levando a sério o nosso projeto.
-Estamos com o tempo bastante reduzido para a entrega do projeto.
Entendo as necessidades que acompanham a tarefa, e que nosso envolvimento com ele é determinante para concluí-lo.

Tiago: ah, é só você reclamando de novo. Você é uma pessoa muito controladora. Não consigo trabalhar quando você está sempre me criticando.

Entendo sua preocupação com o projeto, e responsabilidade para concluí-lo. E suas orientações seguem as necessidade do projeto em ser finalizado dentro do prazo.

2 respostas

Olá, Leandro. Como vai?

Sua atividade traz um exemplo muito comum e real de conflito no ambiente de trabalho. Aplicar a Comunicação Não Violenta (CNV) nessas situações é um desafio, mas os seus exercícios de reescrita mostram que você compreendeu o objetivo de transformar julgamentos em observações e necessidades.

No diálogo original, ambos os personagens usaram "rótulos" (sempre deixa tudo para a última hora, controlador, reclamando), o que naturalmente gera defesa e resistência. Nas suas propostas de resposta, você focou em validar o sentimento do outro e na importância do prazo, o que é um excelente primeiro passo para o diálogo construtivo.

Para agregar ainda mais valor ao seu aprendizado, gostaria de sugerir uma estrutura baseada nos 4 pilares da CNV: Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido. Veja como as falas poderiam ser ajustadas para serem ainda mais diretas e menos centradas no comportamento do outro:

• Sugestão para o Pedro: "Tiago, observei que faltam dois dias para o prazo e ainda não recebemos sua parte. Sinto-me ansioso porque tenho necessidade de segurança e organização no projeto. Você poderia me entregar os dados até amanhã às 10h?"
  • Sugestão para o Tiago: "Pedro, quando você diz que não estou levando a sério, sinto-me desmotivado porque valorizo a confiança e a autonomia no meu trabalho. Você estaria disposto a conversarmos sobre o cronograma para que eu possa te deixar mais tranquilo?"

Note que, ao usar essa estrutura, removemos palavras como "você sempre" ou "você é", que são gatilhos para brigas. Como você atua como Porteiro, sabe bem o quanto um tom de voz calmo e uma fala focada em fatos e necessidades ajudam a resolver mal-entendidos rapidamente e a manter o respeito no ambiente.

Dominar essa técnica de "escuta ativa" e "fala consciente" é uma das softskills mais valorizadas hoje em dia em qualquer profissão. Parabéns por se dedicar a esse estudo!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Prezado,

Evandro Santana Amadio.

Obrigado por compartilhar sua analise da minha atividade.

De fato, busquei em minhas experiências alguma situação que tivesse relação com a questão, não me pareceu fácil realizar uma rápida analise de uma situação real em que seja possível usar o CNV em sua totalidade, então optei por observação e sentimento, qual a relação de sentimento com a pressão em concluir a tarefa.
Pedro, descondiado do Tiago, que aparenta ter uma rotina de atrasos de tarefas, e por outro ponto de vista está Tiago, sofrendo pressão por achar que Pedro quer controlar seu ritmo de trabalho.

Bem, pensei em observação e sentimento para manter ambos na mesma rota, mas cada um ao seu ritmo, sem invadir a pressão de ambos, pois sentem pressões diferentes.

Um pai tem seu filho preso no elevador que parou derepente, multiplos sentimentos.
Um auxiliar que tenta acalmar o filho, o pai, outros e ainda contactar um técnico, enquanto ele mesmo tenta pelo menos desligar o sistema e abrir manualmente a porta do elevador para tira a criança. É muita tensão, não é fácil catalogar o CNV em algumas situações, tudo depende muito do fato.

Na sugestão para Tiago entregar o projeto até as 10hs, isso não pode causar-lhe mais tensão, não estaria reduzindo ainda mais o tempo ao definí-lo? Tiago já tem a data e prazo para entregar o projeto.

A resposta de Tiago não reflete que ele está no controle de seu trabalho no tempo necessário para concluir a sua parte, ainda gerou desconfiança retrucada, não?

Novamente, obrigado por compartilhar sua susgestão.
Isso me ajuda a aprender um pouco mais. Pensar passo a passo é um desafio que não é bom seguir só sempre.

Muito obrigado.