Eu uso o code::block, e gostaria de saber qual a diferença de arquivo pra projeto, e se eu sou obrigado a usar o terminal sempre que for executar um programa.
Eu uso o code::block, e gostaria de saber qual a diferença de arquivo pra projeto, e se eu sou obrigado a usar o terminal sempre que for executar um programa.
Projeto é como os IDEs (Code Block, Visual Studio e outros) organizam os arquivos, parâmetros, biblioteca e o que mais for necessário para um projeto de software, que pode ter um ou mais arquivos de código.
Arquivo é um dos elementos que compoem o projeto. Um projeto é composto por um ou mais arquivos, normalmente da linguagem escolhida. Mais os arquivos necessários para poder abrir e compilar o projeto dentro da IDE.
Toda IDE tem várias configurações e regras para desenvolver um projeto, vc normalmente compila pela IDE, mas não é obrigado, você pode usar a IDE para desenvolver e compilar pela linha de comando, ou ainda criar um Makefile e compilar pelo terminal usando o arquivo MAKE. Ainda existem outras alternativas como CMAKE, Conan e etc.
Depois da fase de desenvolvimento normalmente você faz uma compilação da versão Final / Release / Gold, pode ter vários nomes, mas basicamente vc vai gerar um executável, o programa que vai ser executado pelo teu usuário. Isso pode implicar em ter bibliotecas e outros arquivos juntos para que o programa que vc fez funcione.
Se for no windows, depois de compilar vc vai gerar um executavel, é só clicar nele. Se for no linux acredito que clicando nele por algum gereciandor de arquivo deva funcionar, mas linuz normalmente é pelo terminal mesmo, ou vc pode cria um atalho na areade trabalho seguindo o procedimento do linux que vc está usando.