Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Após importar a planilha

Meu botão carregar e transformar dados nao habilita porque?
Power Bi informa que os dados foram truncados devido ao limite de tamanho, pois tem 27,1 MB, assim não consigo transformar os dados.
O que fazer para acompanhar a aula com esses dados enormes?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
4 respostas

Essa mensagem de 'dados truncados' é super comum e costuma assustar. Ela é só um aviso de que a janela de pré-visualização está mostrando apenas uma amostra dos dados, e não o arquivo todo.

Você pode ignorar esse aviso. O botão "Transformar Dados" deve funcionar normalmente. Clique nele e você verá que o Power Query vai carregar o arquivo completo de 27,1 MB para você poder trabalhar e acompanhar a aula.

Se por acaso o botão estiver mesmo travado (na cor cinza), nos avise, pois pode ser outra coisa (como o arquivo corrompido), mas 99% das vezes é só seguir em frente ignorando o aviso.

Oi Tiago o botão não habilita mesmo para clicar em transformar dados e ir para o power query, e com isso não consigo acompanhar e fazer a aula junto com professsor. Já dminiu as colunas, tirei linhas em branco no inicio, removi algumas colunas... copiei os dados para outra planilha somente com 300 linhas e mesmo assim não habilita o botão. Renomei o nome também sem caracteres especiais e também não surtiu efeito.
A aula mais importante e esperada para acompanhar e fazer e não está dando para importar.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Primeiro, quero te parabenizar por toda a investigação que você já fez! Reduzir linhas, remover colunas, renomear o arquivo... tudo isso mostra uma ótima atitude de ir atrás para resolver problemas, que é fundamental nessa área.

O detalhe está na interface do Power BI: para que os botões "Carregar" e "Transformar Dados" fiquem ativos, não basta apenas clicar no nome da planilha (Preços) para ver a prévia. Você precisa marcar a caixinha de seleção (o checkbox) que fica à esquerda do nome da planilha.

No seu print, a caixinha ao lado de Preços está desmarcada.

• Clique nesse quadradinho para selecioná-lo, e você verá que os botões lá embaixo ficarão azuis e ativos na mesma hora!

A lógica do Power BI é:

• Clicar no nome: Apenas mostra uma prévia dos dados para você decidir.

• Marcar a caixinha: Confirma sua escolha, dizendo "Eu quero importar estes dados".

É um detalhe que, depois que a gente aprende, nunca mais esquece. Não se preocupe, você não perdeu tempo, pois todo o processo de investigar e tentar limpar os dados que você fez é uma habilidade valiosíssima!

Oi Tiago obrigada pela dica, era isso mesmo, mas como passou despercebido e eu já tinha tentado muiitas coisas, acabei desistindo, mas um ponto bobo.
Agradeço.