Olá, poderia me explicar melhor por que usar direção do relacionamento entre as tabelas de regiões e entregas para ambos? Eu não consegui entender o por que de ser a melhor opção.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, poderia me explicar melhor por que usar direção do relacionamento entre as tabelas de regiões e entregas para ambos? Eu não consegui entender o por que de ser a melhor opção.
Ei, Luis! Tudo bem?
Agradeço por aguardar o nosso retorno.
Claro, vamos lá. Por que usar o relacionamento nos dois sentidos?
Imagine que você tem duas listas: uma de Regiões e outra de Entregas. Quando você configura a direção como "Ambos", você cria uma via de mão dupla.
De um lado: se você selecionar uma região, verá apenas as entregas que aconteceram ali.
Do outro: se você filtrar por um tipo de entrega (ex: "Urgente"), a sua lista de regiões será filtrada automaticamente para mostrar apenas onde esse tipo de entrega ocorreu.
Na prática, isso evita confusão: seus gráficos e números vão sempre bater, não importa por qual ponta você comece a sua análise. É como se os dados estivessem conversando o tempo todo para garantir que você veja o cenário completo.
Espero ter ajudado e, qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Até mais!