Como tomar consciência de que se adota uma comunicação violenta com nossos pares, pois somente partindo do reconhecimento terá oportunidades para mudanças?
Quando recebo uma abordagem com comunicação violenta como posso dar esse feedback?
Como tomar consciência de que se adota uma comunicação violenta com nossos pares, pois somente partindo do reconhecimento terá oportunidades para mudanças?
Quando recebo uma abordagem com comunicação violenta como posso dar esse feedback?
Jamile, suas perguntas são extremamente importantes e me fizeram refletir também. Acho que o primeiro passo para tomar consciência da comunicação violenta que usamos (mesmo sem querer) é observar os efeitos das nossas palavras: se a outra pessoa se fecha, se defende ou se afasta, pode ser um sinal de que algo na forma como falamos gerou desconforto.
Outra pista é prestar atenção às nossas próprias emoções antes de falar — se estamos agindo no impulso da raiva, frustração ou julgamento, provavelmente estamos saindo do tom empático e indo para a crítica ou cobrança. A CNV nos ajuda a pausar e perguntar: "Qual é a minha necessidade por trás disso?"
Sobre o feedback quando recebemos uma comunicação violenta, aprendi que podemos tentar usar a própria estrutura da CNV para responder, algo como:
“Quando você fala comigo dessa forma (observar sem julgar), eu me sinto desconfortável (expressar sentimento), porque preciso de respeito e colaboração (identificar a necessidade). Podemos conversar de outro jeito sobre isso?” (fazer um pedido claro).
Claro que não é fácil, especialmente se for em momentos tensos ou com pessoas com quem temos vínculo emocional. Mas, como você disse, a mudança começa no reconhecimento — e também no exercício diário de presença e escuta.
Seguimos praticando!
Obrigada, foi bastante esclarecedor, o exemplo do uso a estrutura da CNV no feedback foi bem elaborado.