4
respostas

Zona de Conforto x Zona de Estresse

Durante o meu trabalho como Analista de T.I, houve uma ocasião em que precisei lidar com uma interrupção significativa em um sistema crucial para os nossos usuários.

Eu estava sozinho no turno, e a pressão para restaurar o serviço rapidamente era intensa.

A falta de informações detalhadas sobre a causa do problema e o fluxo constante de chamadas de usuários preocupados me deixaram preso na zona de estresse.

Isso fez com que eu tivesse dificuldade em me concentrar, e a minha capacidade de pensar de maneira clara e lógica foi afetada.

Pensando nisto, concluí que os 03 pontos a serem melhorados são estes:

Desenvolver um Plano de Ação Prévio: Ter um plano de contingência detalhado e frequentemente atualizado pode reduzir as minhas incertezas e o estresse quando os problemas surgirem. Isso inclui procedimentos de diagnóstico, contatos-chave e recursos disponíveis.

Gerenciar o Tempo e Priorizar: Durante uma crise, é essencial priorizar as tarefas e gerenciar o tempo eficientemente. Reservar momentos curtos para respirar e reavaliar a situação pode ajudar a manter a calma e a focar nas etapas mais críticas.

Buscar Suporte e Comunicação: Não hesitar em pedir ajuda a colegas ou superiores quando necessário. A comunicação aberta e rápida com a equipe pode trazer novas perspectivas e soluções que podem acelerar a resolução do problema e diminuir o estresse.

4 respostas

Passei por algo similar, mas não na área de TI, depois disso comecei a desenvolver fluxogramas para problemas recorrentes, acredito que seja seu Plano de Ação Prévio, deixei esses fluxogramas nas paredes e outros colegas de trabalho chegaram a utilizar e elogiar a atitude.

As vezes, o que falta é orientação mesmo, dependendo da gravidade do problema, podemos acabar emocionados e não conseguir prosseguir. vou incrementar minhas anotações da matéria com suas dicas, ver sua perspectiva ajudou muito.