4
respostas

Zona de Conforto x Zona de Estresse

Durante o meu trabalho como Analista de T.I, houve uma ocasião em que precisei lidar com uma interrupção significativa em um sistema crucial para os nossos usuários.

Eu estava sozinho no turno, e a pressão para restaurar o serviço rapidamente era intensa.

A falta de informações detalhadas sobre a causa do problema e o fluxo constante de chamadas de usuários preocupados me deixaram preso na zona de estresse.

Isso fez com que eu tivesse dificuldade em me concentrar, e a minha capacidade de pensar de maneira clara e lógica foi afetada.

Pensando nisto, concluí que os 03 pontos a serem melhorados são estes:

Desenvolver um Plano de Ação Prévio: Ter um plano de contingência detalhado e frequentemente atualizado pode reduzir as minhas incertezas e o estresse quando os problemas surgirem. Isso inclui procedimentos de diagnóstico, contatos-chave e recursos disponíveis.

Gerenciar o Tempo e Priorizar: Durante uma crise, é essencial priorizar as tarefas e gerenciar o tempo eficientemente. Reservar momentos curtos para respirar e reavaliar a situação pode ajudar a manter a calma e a focar nas etapas mais críticas.

Buscar Suporte e Comunicação: Não hesitar em pedir ajuda a colegas ou superiores quando necessário. A comunicação aberta e rápida com a equipe pode trazer novas perspectivas e soluções que podem acelerar a resolução do problema e diminuir o estresse.

4 respostas

Passei por algo similar, mas não na área de TI, depois disso comecei a desenvolver fluxogramas para problemas recorrentes, acredito que seja seu Plano de Ação Prévio, deixei esses fluxogramas nas paredes e outros colegas de trabalho chegaram a utilizar e elogiar a atitude.

As vezes, o que falta é orientação mesmo, dependendo da gravidade do problema, podemos acabar emocionados e não conseguir prosseguir. vou incrementar minhas anotações da matéria com suas dicas, ver sua perspectiva ajudou muito.

Acho que estou passando por essa zona de estresse agora. Estou saindo da zona de conforto (sou de Humanas) para adentrar na Tecnologia. Mas foi muita informação ao mesmo tempo. São muitos termos novos, muitas areas de atuação e tudo isso fez com que eu me assustasse e inicialmente pensar que não daria conta. Até que eu comecei a entender por onde começar e também que eu não precisaria dominar todas as áreas, mas identificar qual me atraía mais para que eu pudesse me dedicar e me especializar.

Ainda estou no processo, mas já gostei das dicas de vocês, colegas. Anotado aqui e colocarei em prática.

Esse tópico do curso faz vc sentir que as condições para um aprendizado eficiente, depende exclusivamente de vc! Crie tempo, prioridades, objetivos, que apesar da correria do dia a dia, vc vai conseguir achar a disponibilidade e ferramentas certas para seus objetivos. Informações nos dias atuais, estão disponíveis em qualquer lugar basta vc correr atrás.

Gostei muito das suas três ações, Rafael. Acho que o seu plano é excelente.