Durante o meu trabalho como Analista de T.I, houve uma ocasião em que precisei lidar com uma interrupção significativa em um sistema crucial para os nossos usuários.
Eu estava sozinho no turno, e a pressão para restaurar o serviço rapidamente era intensa.
A falta de informações detalhadas sobre a causa do problema e o fluxo constante de chamadas de usuários preocupados me deixaram preso na zona de estresse.
Isso fez com que eu tivesse dificuldade em me concentrar, e a minha capacidade de pensar de maneira clara e lógica foi afetada.
Pensando nisto, concluí que os 03 pontos a serem melhorados são estes:
Desenvolver um Plano de Ação Prévio: Ter um plano de contingência detalhado e frequentemente atualizado pode reduzir as minhas incertezas e o estresse quando os problemas surgirem. Isso inclui procedimentos de diagnóstico, contatos-chave e recursos disponíveis.
Gerenciar o Tempo e Priorizar: Durante uma crise, é essencial priorizar as tarefas e gerenciar o tempo eficientemente. Reservar momentos curtos para respirar e reavaliar a situação pode ajudar a manter a calma e a focar nas etapas mais críticas.
Buscar Suporte e Comunicação: Não hesitar em pedir ajuda a colegas ou superiores quando necessário. A comunicação aberta e rápida com a equipe pode trazer novas perspectivas e soluções que podem acelerar a resolução do problema e diminuir o estresse.