Olá Antonio Sergio,
Sua questão está relacionada com a detecção de colisões em um jogo, e acredito que você está tentando implementar uma condição de colisão entre uma "bolinha" (possivelmente representando uma bola) e uma "raquete" em um ambiente de jogo.
Aqui está a explicação do código:
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura:
Isso verifica se a borda superior da bola (ou seja, a posição Y da bola menos o raio) está abaixo da borda inferior da raquete (ou seja, a posição Y da raquete mais a altura da raquete). Em outras palavras, está verificando se a bola está batendo no fundo da raquete.
Em seguida, a segunda condição que você mencionou:
yBolinha + raio > yRaquete:
Isso verifica se a borda inferior da bola (ou seja, a posição Y da bola mais o raio) está acima da borda superior da raquete (ou seja, a posição Y da raquete). Em outras palavras, está verificando se a bola está batendo na parte superior da raquete.
Quando você diz "a bolinha abaixo da raquete não deveria tocar as bordas?", depende de como você está implementando a lógica de colisão. Se você quiser que a bola "rebata" quando atingir a parte inferior da raquete, então a condição yBolinha + raio > yRaquete deve ser suficiente. No entanto, se a bola está passando pela raquete, então parece que algo mais está acontecendo.
Aqui estão algumas coisas para verificar:
- Verifique se você está atualizando as posições da bola e da raquete corretamente.
- Verifique se a lógica de colisão está sendo chamada a cada quadro (ou em algum intervalo regular).
- Verifique se a condição de colisão está corretamente escrita e implementada no seu código.
Se a bola ainda está passando pela raquete apesar de tudo, por favor, forneça um trecho de código para que eu possa te ajudar melhor.