1
resposta

VS CODE INICIAR DO ZERO (CRIAÇÃO DE ARQUIVOS)

Olá,

Comecei recentemente a estudar programação pela Alura e estou vendo as aulas da javascript . Dessa forma, usamos o VS Code para como editor de codigos, mas sempre pelas aulas os arquivos de HTML, JS e CSS já vem pronto conforme demanda das aulas.

Imagem abaixo para exemplificação: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas no meu entendimento eu preciso saber como "criar" os arquivos e começar. Então pesquisei e consegui criar uma nova pasta e arquivo pelo VS Code, após isso criei uma "alert" para inicialização do HTML mas nao funcionou, nao tive nenhuma interação.Abaixo os prints:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeE:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desta forma alguem poderia me indicar algo que possa me ajudar (curso, artigo...) a iniciar e entender primeiro aprendendo criar esses documentos corretamente?

Obrigado.

1 resposta

Oi Joao,

Acho que entendi sua dúvida. 👍

Criar os arquivos é o primeiro passo, mas para o JavaScript funcionar no HTML, você precisa conectá-los.

No seu arquivo index.html, você precisa adicionar uma tag <script> para incluir o seu arquivo teste.js.

Dentro do seu index.html, adicione algo como:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Minha Página</title>
</head>
<body>
    <h1>Olá, mundo!</h1>
    <script src="teste.js"></script>
</body>
</html>

Certifique-se de que o nome no atributo src dentro da tag <script> corresponde exatamente ao nome do seu arquivo JavaScript (teste.js).

Geralmente, a tag <script> é colocada no final do <body>, antes do fechamento da tag. Isso garante que todo o conteúdo HTML seja carregado antes de executar o JavaScript.

🤓 Para saber mais: Documentação da tag script HTML.

Continue praticando e explorando! 💪