Olá, tenho uma dúvida em relação ao funcionamento do javascript dentro do rails. Vi que utilizam o bootstrap para fazer todo o layout, mas como faço pra chamar as execuções de javascript em uma página, ou seja no meu html.erb?
Eu sei que posso executar um código javascript direto na página html com a tag script mas não é algo bom uma vez que posso usar o mesmo código várias vezes e dae vou ter que sair duplicando o mesmo código várias vezes no projeto. Por exemplo um simples alert de javascript, posso utilizar o mesmo alert por várias vezes e não é uma boa ficar colocando direto no html.
Eu tentei usar como exemplo dentro de assets/javascripts no arquivo aplication.js um código de alert do javascript. Depois tentei carregar na página index.html.erb fazendo a chamada com
<%javascript_include_tag 'aplication'%>
Depois inseri uma div com o nome da função javascript criada dentro da aplication.js mas simplesmente não executa o alert.
Assim, acho que é algo relacionado a chamada. Como faço para chamar o código javascript na página html e o mesmo executar o código javascript?