2
respostas

Uso do RVM

Oi, pessoal

Eu estava vendo o passo a passo das instalações necessárias e fiquei em dúvida sobre o uso do RVM. Por que utilizá-lo? Eu não poderia simplesmente instalar via apt? Qual a diferença?

Obrigada,

2 respostas

Bom dia Cassia!

O RVM vem pra ajudar a criarmos um ambiente de desenvolvimento isolado do sistema operacional. Quando damos o apt-get estamos instalando uma versão Ruby globalmente, mas isso pode gerar problemas.

Vamos a um exemplo:

Imagine que você estava desenvolvendo uma software em Ruby mega revolucionário e deu o nome de ChurrosApp.

O seu sistema usa uma biblioteca do Ruby chamada "doce-de-leite" na versão 1.0.

Porém passou um tempo e você viu que seu ChurrosApp não era tão promissor e decidiu criar um novo sistema chamado SonhoApp.

Por coincidência o SonhoApp também usa a biblioteca "doce-de-leite" só que na sua versão 2.0.

Aí nós inocentemente iremos fazer o que? Dar um update na biblioteca para a versão 2.0 certo?

Então me diga: O que acontecerá caso quisermos retomar o desenvolvimento da aplicação ChurrosApp (juntamente da aplicação SonhoApp)?

Resposta: Caso você tenha instalado a biblioteca no diretório padrão do sistema operacional (o que normalmente o apt-get faz) somente uma aplicação irá funcionar!

Se utilizarmos o RVM conseguimos criar um ambiente isolado pra cada aplicação, assim não teremos conflitos nas bibliotecas.

O mesmo exemplo serve se quisermos utilizar versões diferentes do Ruby (Se tivermos, por exemplo, que fazer manutenção em uma aplicação antiga).

Espero ter ajudado! :D

Oi!

Claro que ajudou! =)

Perfeitamente entendido.

Então no fim das contas, eu posso ter várias versões do Ruby instaladas, tudo via RVM. E eu usaria o RVM mesmo para definir qual versão eu quero usar, certo?

Vi que eu poderia usar este comando para definir que eu quero usar a versão 2.2.1, por exemplo:

$ rvm use 2.2.1

Mas qual é o escopo de uso dessa versão? Vale para essa sessão no terminal, por exemplo?

Obrigada,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software