2
respostas

Uma opinião sincera de todos experientes

Olá a todos Gostaria de saber a opinião sincera de todos os programadores experientes.

Estou terminando o curso de PHP básico no alura e claro que vou continuar estudando até chegar no php orientado a objetos e ser mais experiente.

Se eu me candidatar a uma vaga de programador e for aceito, eu preciso estar digamos detonando na linguagem ou tendo uma noção de como se faz posso consultar um help ? Isso num ambiente de trabalho profissional.

Acredito que até o momento tenho uma logica boa, sei onde precisarei fazer um if um case povoar um select , mas sejam bem francos eu preciso ser o cara ou sabendo como fazer e consultando no helph o mercado me aceita ?

2 respostas

Oi Carlos, na minha experiência isso vai depender... Tem muita empresa que considera o potencial de aprendizado do funcionário uma coisa muito boa, isso se encaixa bem na sua descrição. Você vai sair dos cursos com uma boa base e vai ta preparado para buscar mais informações..

Vai ter empresa que vai querer que vc já chegue sabendo muita coisa e vai usar como fator de corte.

Isso depende de onde você vai trabalhar.

O fato de você pesquisar não é um problema, já que o que importa no trabalho são os resultados. Ou seja, quanto maior o seu conhecimento, mais rápido você chega nos resultados. Se você tem uma boa base, você acha mais rápido o que quer na hora de pesquisar.

O problema é a definição de "programador".

Quando uma empresa quer um programador PHP, ela pode não querer apenas isso. Ela pode querer alguem que cuide de tudo o que é relacionado ao site, ou seja, programar PHP, trabalhar com SQL, montar o HTML, etc...

Em empresas de tamanho médio ou grande, o processo de trabalho é em separado, ou seja um projeto pode ter uma pessoa somente para montar o HTML/CSS, outra para criar o banco e dar carga de dados e outra para programar, testar e dar suporte. Além disso, existe o papel do analista, o sujeito que traduz a necessidade do cliente.

Em empresas menores isso não vai existir. Ou seja, ou vai ter alguem para montar o layout e outro para programar/trabalhar com o banco, ou, tudo isso fica com uma pessoa só (seria o tal do "fullstack")

Então se você quer trabalhar com PHP, precisa acrescentar no seu portólio o HTML, o CSS e o Javascript e principalmente o SQL. Precisa ter uma lógica boa.

A maior dificuldade a meu ver para quem vai começar é a questão que nem sempre se vai começar algo do zero, ou seja, vai ter que dar manutenção em algo feito por outros. Em empresas menores pode não existir padrão de trabalho, ou seja, cada programador acaba "fazendo do seu jeito", isso pode ser uma dor de cabeça para quem está começando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software