O ground na nossa convenção não seria o fia Neutro?
O ground na nossa convenção não seria o fia Neutro?
Boa tarde Ricardo, o ground (fio terra) podemos dizer que é utilizado para proteger o sistema, pois ele aterra a descarga elétrica. Já o neutro é como se fosse uma fase 0V, logo ele não aterra o sistema.
Espero ter ajudado.
Abraços
Oi Ricardo,
pelo que eu sei o fio Neutro só se aplica para corrente alternada. Como o Arduino corrente continua (Direct Current, DC) basta terra e 5V/3.3V, ok?
abs
Verdade, mas se o cumputador não é aterrado, ai fica estranho. Seria um polo negativo da corrente.
Bom dia Ricardo.
Todos basicamente já responderam sua pergunta. Vou tentar colocar o argumento de outra forma. O aterramento diz respeito a proteção do micro-controlador em si, então ele é um conceito importante quando se discute a conexão do suprimento de energia no Arduino - isso já vem pronto e como o Nico colocou é importante quando estamos lidando com questões ligadas a corrente alternada.
Como estamos trabalhando com circuitos digitais a coisa muda de figura. Trabalhamos com Emissores (+5V ou um pino digital em modo HIGH no nosso caso) e Coletores (GND ou Terra no nosso caso). Até as portas analógicas do Arduino nada mais são que um circuito digital graças a um conversor Analógico Digital.
Pode ser que você tenha um projeto que você queria controlar a alimentação de um equipamento com um Arduino, mesmo neste caso seria aconselhável tratar o circuito que contém o Arduino como um circuito de controle separado do circuito de Alimentação que você está controlando isso é possível quando isolamos a interação entre os dois que passaram a interagir através de sensores de corrente e disjuntores, por exemplo.
Faz sentido?