4
respostas

Terra ou Neutro

O ground na nossa convenção não seria o fia Neutro?

4 respostas

Boa tarde Ricardo, o ground (fio terra) podemos dizer que é utilizado para proteger o sistema, pois ele aterra a descarga elétrica. Já o neutro é como se fosse uma fase 0V, logo ele não aterra o sistema.

Espero ter ajudado.

Abraços

Oi Ricardo,

pelo que eu sei o fio Neutro só se aplica para corrente alternada. Como o Arduino corrente continua (Direct Current, DC) basta terra e 5V/3.3V, ok?

abs

Verdade, mas se o cumputador não é aterrado, ai fica estranho. Seria um polo negativo da corrente.

Bom dia Ricardo.

Todos basicamente já responderam sua pergunta. Vou tentar colocar o argumento de outra forma. O aterramento diz respeito a proteção do micro-controlador em si, então ele é um conceito importante quando se discute a conexão do suprimento de energia no Arduino - isso já vem pronto e como o Nico colocou é importante quando estamos lidando com questões ligadas a corrente alternada.

Como estamos trabalhando com circuitos digitais a coisa muda de figura. Trabalhamos com Emissores (+5V ou um pino digital em modo HIGH no nosso caso) e Coletores (GND ou Terra no nosso caso). Até as portas analógicas do Arduino nada mais são que um circuito digital graças a um conversor Analógico Digital.

Pode ser que você tenha um projeto que você queria controlar a alimentação de um equipamento com um Arduino, mesmo neste caso seria aconselhável tratar o circuito que contém o Arduino como um circuito de controle separado do circuito de Alimentação que você está controlando isso é possível quando isolamos a interação entre os dois que passaram a interagir através de sensores de corrente e disjuntores, por exemplo.

Faz sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software