2
respostas

carreira em tecnologia: análise de perfil e definição de trajetória

Estou em transição da área administrativa/financeira para tecnologia e preciso de orientação para definir meu próximo passo profissional.
Com base em pesquisas e autoavaliação, pretendo seguir três carreiras-alvo, que pelo q vi, são "carreiras irmãs":

• Analista de Sistemas (levantamento de requisitos e especificação)
  • Business Analyst (BA) (ponte entre negócio e TI)
  • Product Owner (PO) (gestão de produto em metodologias ágeis)

Experiência relevante: Desenvolvi recentemente um app usando assistentes de IA (ChatGPT, Gemini). O que mais me motivou foi a concepção da solução – idealizar funcionalidades, mapear jornadas de usuário e criar o design das interfaces. A codificação em si não foi o que mais me engajou.

Meu perfil profissional
Trajetória
Experiência sólida em rotinas administrativas, financeiras e operacionais. Perfil analítico, prático e orientado a resultados concretos.
Competências técnicas
Pontos fortes:

Excel avançado (tabelas dinâmicas, dashboards, modelagem de dados)
Modelagem de processos e dados (contexto financeiro/logístico)
Ferramentas: Canva (criação visual), planilhas, assistentes de IA

Competências comportamentais
Forças:

Pensamento crítico e analítico
Autodidatismo e aprendizado hands-on
Comunicação clara e objetiva
Documentação estruturada (checklists, processos)

Em desenvolvimento:

Gestão de tempo e priorização (tendência ao perfeccionismo)
Colaboração em metodologias ágeis

Estilo de trabalho

Prototipagem rápida → validação precoce → refinamento iterativo
Valorizo soluções simples, estáveis e de fácil manutenção
Prefiro entregas consistentes a complexidade desnecessária
Foco em impacto real e utilidade para o usuário

Agradeço qualquer orientação, experiências compartilhadas ou recursos que possam me ajudar!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Olá Thiago! Tudo bem?

Que bacana ver seu interesse em transitar para a área de tecnologia! Com base no seu perfil e interesses, você está em uma posição interessante para explorar as carreiras que mencionou. Vamos analisar cada uma delas em relação às suas habilidades e experiências:

1. Analista de Sistemas: Dado seu interesse em levantamento de requisitos e especificação, essa carreira pode ser uma boa escolha. Sua experiência em modelagem de processos e dados, junto com seu pensamento crítico e analítico, são altamente valorizados nessa função. Você poderá usar suas habilidades para entender as necessidades dos usuários e traduzi-las em especificações técnicas.

2. Business Analyst (BA): Seu histórico em finanças e operações pode ser um grande trunfo aqui, já que o BA atua como uma ponte entre o negócio e a TI. Sua habilidade em comunicação clara e objetiva e sua experiência em documentação estruturada são essenciais para essa função. Além disso, sua capacidade de pensar criticamente e analisar dados será muito útil para identificar oportunidades de melhoria nos processos de negócios.

3. Product Owner (PO): Se você gosta de idealizar soluções e mapear jornadas de usuário, o papel de PO pode ser muito gratificante. Sua experiência em prototipagem rápida e foco em soluções simples e estáveis são características importantes para um PO. Além disso, o interesse em metodologias ágeis, mesmo que ainda em desenvolvimento, é um ponto positivo, já que o PO frequentemente trabalha em ambientes ágeis.

Dado que você se sente mais motivado pela concepção de soluções do que pela codificação, talvez as funções de BA ou PO sejam mais alinhadas com suas preferências. Ambas as carreiras permitem que você use suas habilidades analíticas e de comunicação para criar um impacto significativo sem necessariamente precisar codificar.

Para se preparar melhor, você pode considerar cursos ou certificações em metodologias ágeis, como Scrum, que são muito valorizadas para as posições de BA e PO. Além disso, participar de comunidades online ou grupos de networking pode te ajudar a entender melhor essas funções e a conectar com profissionais da área.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado por sua contribuição Armando.

Na verdade, quero incorposar a capacitação dessas 3 carreiras, para ser um profissional mais completo. E tambem, quero saber os cursos, aqui dentro da Alura, que eu devo fazer pra conseguir tal capacitação.