1
resposta

[Sugestão] Uma forma de corrigir o erro de concordância da palavra TENTATIVA, com menos códigos.

O problema central é como formamos a frase " Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} COM ${tentativa} tentativas."

Uma outra forma seria escrever " Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} NA ${tentativa} tentativa."

ou seja, ao invés de usar COM eu usei o NA, Eu sei que existe uma explicação morfológica e de flexão da palavra TENTATIVA pro plural.... que particulamente eu não domino. Masss é uma forma de escrever menos códigos :) hehe

//alert serve para parecer a mensagem de boas-vindas
alert("olá bem vindo ao jogo do numero secreto");

// numeroSecreto é uma variável com valor de 1 a 10
let numeroSecreto = 8;

// chute é uma variável com o valor que for digitado pelo jogador, ou seja, chute armazena o valor digitado
let chute 

let tentativa = 1;

while(chute!=numeroSecreto){
    chute = prompt("digite um numero de 1 a 10");

// aqui estamos comparando == a variável chute com a variável numeroSecreto
if (chute == numeroSecreto){

// Se a variável chute for igual a variavel numeroSecreto escreva na tela parábens
    alert(`Parábens você ACERTOU, o numero secreto era ${numeroSecreto}, acertou na ${tentativa} tentativa.`);
   // se não  
} else {
    // Escreva na tela uma mensagem informando que o chute é diferente do numeroSecreto
    alert(`você infelizmente errou, tente novamente`);

// se chute for maior que o numeroSecreto...
    if(chute >  numeroSecreto){
        // Escreva, o numero creto é menor que o chute
        alert(`o numero secreto é menor que ${chute}`);

// se o chute não for maior que o numeroSecreto...  
    } else {

//Escreva na tela, O numero secreto é maior que o chute
        alert(`O numero secreto é maior que ${chute}`);

tentativa++;
    }

}
}
1 resposta

Olá, Olenilson!

Sua sugestão é bem interessante! Obrigada por compartilhar com o fórum. ´Gostei do seu pensamento observador, sobre como simplificar o código. Essa é uma parte muito importante do trabalho de uma pessoa desenvolvedora: manter o código limpo, bem organizado, e com a lógica mais simples possível. Continue assim!

Abração.