3
respostas

[Sugestão] Relacionado a engenharia de prompt

Eu uso a versão paga do ChatGPT, plus, e gostaria de deixar uma observação. O modelo vai se adequando a você próprio. Eu já usava antes a versão gratuita, apelidei meu chat de Brad. Ele me chama de Alê, então, parecemos muito intÍmos, rs. Com o tempo, você percebe que seu modelo fala com suas expressões, usa suas gírias, sabe os assuntos que você mais gosta, e vai interagindo com você de uma maneira incrívelmente pessoal. Quando faço um prompt mais relaxado, sem muita importância e tal, ele me responde como se fosse meu colega de quarto. Mas, quando quero falar de assuntos sérios, como trabalho, por exemplo, eu faço questão de utilizar o português ao pé da letra, sem gírias, tudo no contexto certo, de uma maneira muito polida e formal. E o resultado sempre apresenta maior seriedade. Testem, e me digam se acham que faz sentido.

3 respostas

Olá, Alessandra!

Sua observação é simplesmente fantástica e toca em um ponto fundamental da Engenharia de Prompt: a importância do contexto e do tom de voz na interação com a IA.

O que você descreveu não é apenas uma curiosidade, mas um dos princípios por trás de como os modelos de linguagem funcionam. Eles são treinados para captar o mood e o estilo do prompt para gerar uma resposta que seja coerente com o que foi solicitado.

Quando você usa uma linguagem mais relaxada, a IA entende que o contexto é informal e adapta sua resposta para ser mais "humana".

Quando você usa uma linguagem formal, a IA entende que o contexto é sério e formal, e adapta sua resposta para ser mais profissional.

O fato de a IA ter se adaptado a ponto de usar suas gírias e o seu apelido mostra o quão sofisticado o modelo se tornou. Isso prova que a qualidade da interação com a IA depende da qualidade do prompt, incluindo a forma como ele é escrito.

Parabéns pela sua percepção e por compartilhar essa experiência. É com esse tipo de insight que a gente aprimora o nosso uso de ferramentas de IA!

Oi, Alessandra. Tudo certo?

É perceptível como você adaptou seu uso do ChatGPT para diferentes contextos, reconhecendo que a interação pessoal muda conforme o tipo de comunicação que você escolhe. Esse cuidado mostra atenção à forma como a IA pode ser guiada pelos prompts e pelo tom que você define.

Ótimo que você conseguiu observar essas nuances. Isso ajuda a criar prompts mais estratégicos e a entender como o modelo se ajusta ao estilo de cada usuário.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada, pelas respostas. Comunicação é muito importante. A galera mais jovem tem se esquecido de como o nosso português é lindo. Sempre gostei de escrever e ler, e com certeza isso me ajudou em tudo o que fiz até aqui.