Prompt 1:
Instrução:
Analise estas mensagens e classifique o tom, explicando brevemente o porquê.
Exemplos:
Mensagem: "Perfeito! Meu voo foi cancelado. Exatamente o que eu precisava nas férias."
Análise: Sarcástico - usa entusiasmo verbal para descrever uma situação frustrante
Mensagem: "Maravilhoso como meu café ficou frio enquanto atendia essa chamada importante."
Análise: Irônico - contrasta expectativa positiva com realidade negativa
Tarefa:
Mensagem: "Ótimo serviço! Só precisei reiniciar o computador 15 vezes para funcionar."
Análise:
Resposta:
Análise: Cínico - expressa apreciação superficial ("Ótimo serviço!") que é imediatamente minada por um fato negativo extremo (reiniciar 15 vezes), sugerindo que a "qualidade" do serviço é, na verdade, muito ruim.
Prompt 1:
Instrução:
Classifique o tom das mensagens abaixo como Sincero, Sarcástico ou Irônico. Os exemplos mostram nuances de linguagem onde o significado literal não corresponde à intenção real.
Exemplos:
Mensagem: "Adoro ficar preso no trânsito por duas horas. Melhor parte do meu dia!"
Tom: Sarcástico
Mensagem: "Que delícia essa chuva justo quando eu lavei a roupa e esqueci no varal."
Tom: Irônico
Mensagem: "Realmente impressionante como você consegue chegar sempre atrasado."
Mensagem: "Estou muito feliz com minha nova smartphone que quebrou após um dia de uso."
Tom: Irônico
Mensagem: "O atendimento foi excepcionalmente rápido - apenas 3 horas de espera!"
Tarefa:
Mensagem: "Claro, adoro quando meus planos são cancelados de última hora. Faz meu dia muito mais emocionante."
Tom:
Resposta:
Explicação da Classificação
O tom é classificado como Sarcástico porque o emissor usa um entusiasmo óbvio ("Claro, adoro", "Faz meu dia muito mais emocionante") para descrever uma situação que é universalmente considerada negativa (ter planos cancelados de última hora). A intenção real é expressar frustração ou aborrecimento, e não prazer.