Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Prompt 1:

Instrução:
Analise estas mensagens e classifique o tom, explicando brevemente o porquê.

Exemplos:
Mensagem: "Perfeito! Meu voo foi cancelado. Exatamente o que eu precisava nas férias."
Análise: Sarcástico - usa entusiasmo verbal para descrever uma situação frustrante

Mensagem: "Maravilhoso como meu café ficou frio enquanto atendia essa chamada importante."
Análise: Irônico - contrasta expectativa positiva com realidade negativa

Tarefa:

Mensagem: "Ótimo serviço! Só precisei reiniciar o computador 15 vezes para funcionar."
Análise:

Resposta:

Análise: Cínico - expressa apreciação superficial ("Ótimo serviço!") que é imediatamente minada por um fato negativo extremo (reiniciar 15 vezes), sugerindo que a "qualidade" do serviço é, na verdade, muito ruim.

Prompt 1:

Instrução:

Classifique o tom das mensagens abaixo como Sincero, Sarcástico ou Irônico. Os exemplos mostram nuances de linguagem onde o significado literal não corresponde à intenção real.

Exemplos:

Mensagem: "Adoro ficar preso no trânsito por duas horas. Melhor parte do meu dia!"
Tom: Sarcástico

Mensagem: "Que delícia essa chuva justo quando eu lavei a roupa e esqueci no varal."
Tom: Irônico

Mensagem: "Realmente impressionante como você consegue chegar sempre atrasado."

Mensagem: "Estou muito feliz com minha nova smartphone que quebrou após um dia de uso."
Tom: Irônico

Mensagem: "O atendimento foi excepcionalmente rápido - apenas 3 horas de espera!"

Tarefa:

Mensagem: "Claro, adoro quando meus planos são cancelados de última hora. Faz meu dia muito mais emocionante."
Tom:

Resposta:

Explicação da Classificação

O tom é classificado como Sarcástico porque o emissor usa um entusiasmo óbvio ("Claro, adoro", "Faz meu dia muito mais emocionante") para descrever uma situação que é universalmente considerada negativa (ter planos cancelados de última hora). A intenção real é expressar frustração ou aborrecimento, e não prazer.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Aproveitando, pergunto.
Um tempo atrás, antes de fazer uma viagem, usei o seguinte prompt:

Com base nas informações dos links e e videos youtube fornecidos, faça uma tabela, contendo cidade, nome do local e a descrição do que foi dito, mas somente com aqueles pontos que foram criticados de alguma forma (cheio, fechado, degradado, acesso difícil, etc). Caso encontre algo na pesquisa web, pode inserir também juntamente com a data da crítica.

A tabela abaixo foi gerada (removi os nomes dos lugares e os nomes das fontes para evitarmos problemas)

O modelo classificou corretamente como "críticas". A "descrição da crítica" foi elaborada pelo próprio modelo, parafraseando o que os blogs/videos/foruns diziam.

Esse tipo de prompt, por listar alguns exemplos do que seriam críticas "(cheio, fechado, degradado, acesso difícil, etc)", se enquadraria no "few-shot"?

Obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi, Andre! Tudo bem?

Esse prompt não se enquadra em Few-Shot, e sim em Zero-Shot com instrução contextual.

Veja o porquê: no seu prompt, você não fornece exemplos explícitos de entrada e saída, apenas descreve o comportamento esperado (“...faça uma tabela contendo cidade, nome do local e descrição... com pontos criticados...”).
Isso caracteriza um Zero-Shot Prompt, pois o modelo precisa inferir o padrão de resposta apenas a partir da instrução textual, sem base em exemplos práticos.

Um Few-Shot Prompt, por outro lado, sempre contém exemplos concretos (entradas e saídas modelo) que demonstram ao sistema como ele deve estruturar a resposta.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Entendi! Tinha ficado meio na dúvida, mas agora fez todo sentido. Obrigado, Rafaela!