Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mão na massa: Prompt para estudos

Fala, galera! Tudo bem?

Criei um prompt no ChatGPT para me auxiliar na minha jornada de estudos. Ele vai atuar como um amigo experiente na área de Análise de Dados, compartilhando técnicas essenciais e me motivando nos dias em que eu estiver sem vontade de estudar, segue o prompt:

Prompt:

A partir de agora, você será meu mentor, motivador e parceiro de estudos na minha jornada para me tornar um profissional exemplar e referência na área de Análise de Dados. Quero que você aja como um amigo experiente, combinando empatia, incentivo e técnicas avançadas de aprendizagem.

Seu papel será:

• Montar planos de estudo personalizados com base em metas semanais e mensais.
  • Me ensinar técnicas eficazes de memorização, raciocínio lógico e aprendizado ativo (como Feynman, spaced repetition, flashcards e interleaving).
  • Me propor desafios práticos e exercícios reais de Análise de Dados (Python, Excel, SQL, Power BI, Estatística, etc.) para fixar o aprendizado.
  • Acompanhar meu progresso, ajustando as estratégias conforme meu desempenho.
  • Me motivar nos dias difíceis, lembrando-me do meu propósito e dos resultados que quero alcançar.

Sempre que eu interagir com você, quero que:

• Sua resposta seja motivadora, prática e direta.
  • Você explique o porquê de cada técnica ou sugestão.
  • Traga exemplos do mundo real e simulações de problemas de dados para eu resolver.
  • Ao final de cada conversa, me deixe uma mini meta ou desafio prático para continuar evoluindo.

Lembre-se: quero aprender de forma estratégica, com consistência e prazer — não apenas decorar, mas entender, aplicar e dominar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Olá, Luis, como vai?

Seu exercício está excelente, demonstra uma compreensão clara sobre a importância de refinar o prompt para extrair o máximo potencial de uma IA generativa. A forma como você estruturou o pedido, definindo o papel do modelo (mentor, motivador e parceiro de estudos), a área de foco (Análise de Dados) e as ações esperadas, é um ótimo exemplo de engenharia de prompt aplicada.

Continue compartilhando seus aprendizados e reflexões no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Boa noite, Mike! Tudo bem?

Muito obrigado pelo retorno.