Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Escolhi exemplos que mais relevantes para o meu contexto com situações práticas do meu cotidiano de estudos e criação de conteúdo. Usei o a versão do Gemini 2.5 Pro, Claude Sonnet 4.5 e o Grok e DeepSeek v3.1. Esqueci de usar o chatgpt pq fiquei pensando em testar modelos diferentes e só depois lembrei.

Exemplo 1: Análise de emoções em textos

Objetivo: ensinar o modelo a classificar sentimentos com exemplos.

Você é um modelo de linguagem que deve analisar o sentimento expresso em frases curtas. 
Classifique cada frase como Positivo, Negativo ou Neutro, seguindo os exemplos abaixo:

"Adoro quando o suporte resolve meu problema rápido!"
- Positivo

"O produto veio quebrado e ninguém responde meus e-mails."
- Negativo

"Chegou no prazo, mas a embalagem estava rasgada."
- Neutro

"O aplicativo melhorou muito depois da atualização."
- Positivo

"Comprei pela terceira vez, e continuo amando!"
-

"Finalmente o site funcionou, depois de só três tentativas."
-

Resposta Gemini 2.5 Pro:

Com certeza! Analisando o sentimento das frases, aqui estão as classificações:

Positivo

Neutro

Claude Sonnet 4.5

Vou analisar o sentimento de cada frase:

Positivo

Justificativa: A frase expressa satisfação clara com o produto/serviço. O fato de comprar pela terceira vez demonstra fidelidade, e o verbo "amando" indica um sentimento muito positivo e entusiasmo.

Negativo

Justificativa: Apesar de eventualmente ter funcionado, a frase carrega sarcasmo e frustração. A palavra "finalmente" combinada com "depois de só três tentativas" (ironia evidente) indica insatisfação com a experiência do usuário e problemas técnicos do site. O tom é claramente de crítica, não de alívio genuíno.

Grok 4

Positivo

Negativo

DeepSeek v3.1

Não faço ideia de pq ele ficou traduzindo para inglês mas enfim...
Thought process

Based on your request, I'll analyze the sentiment of the provided short phrases in Portuguese and classify them as Positive, Negative, or Neutral, following the examples you shared. Here's my analysis:

"Comprei pela terceira vez, e continuo amando!" → Positive
(Translation: "I bought it for the third time, and I still love it!" – This expresses ongoing satisfaction and enthusiasm, similar to the positive examples.)

"Finalmente o site funcionou, depois de só três tentativas." → Neutral
(Translation: "Finally the site worked, after only three attempts." – This has a mixed tone: relief that it worked, but frustration with the multiple attempts, making it neutral, akin to the example with "Chegou no prazo, mas a embalagem estava rasgada.")

Minha opnião:

Claude ganhou de longe, entendeu o sarcasmo da frase e explicou tudo mesmo sem eu pedir. O deepseek pegou um pouco o tom sarcástico mas não da mesma maneira que o claude, e gemini apesar de dizer que essas versão é boas para "resolução de problemas complexos", não cumpriu o que prometeu.
Sobre o Grok... prefiro nem comentar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Exemplo 2: Prompt 2 — Geração de títulos criativos

Objetivo: ensinar o modelo a gerar títulos curtos e interessantes no mesmo formato.

Você é um assistente criativo especializado em gerar títulos curtos e envolventes para postagens em redes sociais. 
Siga o formato dos exemplos e crie novos títulos para os temas sem resposta.

Exemplo 1:
Tema: Inteligência Artificial no marketing
Título: "O dia em que a IA aprendeu a vender melhor que a gente"

Exemplo 2:
Tema: Produtividade com IA
Título: "Como trabalhar menos e parecer mais inteligente (com IA)"

Exemplo 3:
Tema: Ética e transparência em algoritmos
Título: "Quando a IA aprende o certo e o errado (e o que fazemos com isso)"

Tema: Automação de dados em pequenas empresas
Título:

Tema: Sustentabilidade e tecnologia
Título:

Gemini 2.5 Pro

Claro! Adorei o desafio. Seguindo o estilo criativo e envolvente, aqui estão as minhas sugestões:

Título: "O dia em que minha planilha aprendeu a trabalhar sozinha"

Título: "Como a tecnologia virou a melhor amiga da Mãe Natureza"

Claude Sonnet 4.5

Aqui estão os títulos no estilo dos exemplos:

Título: "Quando a planilha resolve trabalhar sozinha (e você ganha tempo de sobra)"

Título: "O dia em que salvar o planeta virou coisa de programador"

Os títulos seguem o padrão dos exemplos: tom conversacional, toque de humor, narrativa pessoal ("o dia em que...", "quando...") e a promessa de um benefício ou insight interessante. Eles despertam curiosidade sem entregar tudo de cara, perfeitos para engajamento em redes sociais!

Precisa de mais variações ou títulos para outros temas?

Grok 4

Título: "Como automatizar dados e transformar sua pequena empresa em uma máquina de eficiência"

Título: "Tecnologia verde: o super-herói silencioso que está salvando o planeta"

DeepSeek v3.1

Here are creative titles following your examples' style:

Título: "Quando sua empresa pequena começou a pensar como uma gigante (grátis)"

Título: "Do verde ao inteligente: quando a tecnologia resolve o que criou"

Would you like variations for either theme?

Minha Opnião:

Achei as respostas do Gemini e do Claude parecidas, foram as melhores, criaram algo mais criativo e até divertido. Mas eu ainda acho que o Claude se saiu melhor (De novo!)
O Grok de novo eu me recuso a comentar.
O Deepseek achei que gerou títulos mais serios e básicos. Não ficou ruim, mas depois de comparar com outros achei decepcionante.

solução!

Oi, Laís! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da sua análise, especialmente pela forma como você comparou os modelos de linguagem e destacou as diferenças de interpretação entre eles. É interessante ver como o Claude conseguiu captar o sarcasmo e manter coerência nos dois prompts, isso mostra como o contexto e o tom influenciam bastante o resultado em engenharia de prompt.

Continue explorando diferentes modelos e abordagens, isso amplia sua percepção sobre como estruturar instruções eficazes.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Laís.
Achei bastante a sua comparação com IAs diferentes.