Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Reescrita do Diálogo entre Pedro e Tiago

Olá! A fim de tornar o estudo sobre a CNV mais ativa, aceitei a sugestão dada pela instrutora de reescrever o diálogo entre Pedro e o Tiago :) Segue o diálogo reescrito:

Pedro: Tiago, reparei que você vem deixando o seu trabalho por fazer perto do fim do prazo de entrega. Isso me deixa inseguro quanto à qualidade do trabalho pois, na minha experiência de vida, deixar as coisas para última hora não é interessante, já que muitas vezes, na ânsia de cumprir com a programação, diminui-se o olhar mais cuidadoso. Por isso, penso ser necessário um alinhamento quanto a isso

Tiago: Pedro, não sabia que você se sentia assim. Ao longo da minha vida, eu reparei que, quando eu executava minhas tarefas perto do tempo de entrega, me saia melhor quanto a qualidade e eficiência, assim qualificadas pelos meus superiores. Por isso, pensei ser uma boa ideia utilizar esta estratégia no nosso projeto. Mas agora que você disse que se sente inseguro quanto a isso, precisamos encontrar uma forma de tornar a nossa cooperação leve e saudável a todos.

O que acharam? Tem algo a melhorar?

2 respostas
solução!

Boa, Brenon, mandou bem!

Sua reescrita do diálogo entre Pedro e Tiago está muito boa! Você conseguiu aplicar os princípios da Comunicação Não Violenta, com ambos os personagens expressando suas necessidades e sentimentos de uma forma clara e respeitosa.

Um pequeno ponto que poderia ser melhorado é a expressão de necessidades. No diálogo, Pedro expressa seu sentimento de insegurança, mas não fica muito claro qual é a necessidade dele que não está sendo atendida. Talvez ele precise de mais previsibilidade ou confiança no processo de trabalho. Então, ele poderia dizer algo como: "Isso me deixa inseguro, pois preciso de previsibilidade para me sentir confiante na qualidade do nosso trabalho".

Do lado do Tiago, ele poderia expressar mais claramente seu sentimento e necessidade. Por exemplo: "Eu entendo seu ponto de vista, Pedro. Eu me sinto mais eficiente quando trabalho perto do prazo, pois preciso da pressão do tempo para me motivar. Mas entendo que isso pode te deixar inseguro".

Espero ter contribuído com seu raciocínio, Brenon! Continue com os ouvidos atentos e fala gentil :)

Abraços.

Obrigado pelo apontamento Larissa. Realmente, faltou deixar mais explícito a necessidade de ambos, o que tornou o diálogo menos assertivo. Portanto, me atentarei quanto a isso :)