1
resposta

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco.

Eu tentaria intermediar a conversa, lembrando que o objetivo comum é o projeto, não “ganhar” a discussão. Incentivaria os dois a falarem sobre o que sentem e precisam, em vez de atacar a personalidade do outro.

Pedro:
“Tiago, percebi que algumas tarefas ficaram para mais perto do prazo final. Isso me deixou preocupado, porque fico com medo de não conseguirmos entregar o projeto com qualidade. Você pode me dizer como está se organizando?”

Tiago:
“Entendo sua preocupação, Pedro. Quando sinto que sou cobrado o tempo todo, fico desmotivado e travo um pouco. Eu preciso de mais confiança e espaço para trabalhar. Podemos combinar prazos mais claros para cada etapa?”

1 resposta

Oi, Milca. Tudo certo?

Sua mediação mantém o foco no objetivo comum e desloca a conversa dos ataques pessoais para sentimentos, necessidades e pedidos claros, o que se conecta diretamente com a proposta do curso sobre assumir responsabilidade pela própria comunicação.

Continue praticando esse tipo de reformulação, porque ela contribui para reduzir tensões e cria um espaço mais seguro para que as pessoas se escutem e colaborem.

Vale observar como você pode reforçar a escuta ativa durante a mediação, resumindo o que cada pessoa disse antes de seguir para soluções, garantindo que ambos se sintam compreendidos e alinhados sobre os próximos passos.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!