1
resposta

Observar sem julgar

Como posso diferenciar, na prática, uma observação neutra de um julgamento disfarçado, especialmente quando estou emocionalmente envolvida na situação?

1 resposta

Olá, Camila! Como vai?

Entender a diferença entre uma observação neutra e um julgamento disfarçado pode ser desafiador, especialmente quando estamos emocionalmente envolvidos. Na prática, a chave está em focar nos fatos observáveis, sem adicionar interpretações ou adjetivos que possam carregar um julgamento.

Por exemplo, em vez de dizer "Aquela pessoa é irresponsável", que é um julgamento, você poderia observar de forma neutra: "Aquela pessoa não entregou o relatório no prazo combinado". A primeira frase carrega um julgamento sobre o caráter da pessoa, enquanto a segunda apenas descreve o que aconteceu sem atribuir uma qualidade pessoal.

Quando estamos emocionalmente envolvidos, é ainda mais importante fazer uma pausa e refletir sobre o que realmente está acontecendo. Tente se perguntar: "O que eu realmente vi ou ouvi?" e "Estou adicionando algum julgamento ou interpretação pessoal a essa observação?". Isso pode ajudar a separar o que é um fato do que é uma interpretação influenciada por emoções.

Lembre-se de que é um processo contínuo de prática e autoconhecimento, e é completamente normal encontrar dificuldades ao longo do caminho.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado