Objetivo
Implementar dicas no jogo do número secreto para informar se o palpite está acima ou abaixo do número secreto.Problema Inicial
O jogo apenas informava se o palpite estava certo ou errado.
Ao errar, era exibida a mensagem: "Você errou :(", sem qualquer dica.Solução Proposta
Adicionar condições extras dentro do else para:
Informar se o número secreto é maior ou menor que o chute.Testes Iniciais
alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
let numeroSecreto = 2;
let chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
if (chute == numeroSecreto) {
alert(Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto}
);
} else {
alert('Você errou :(');
}
Limitação: Não fornece dicas.
- Código Atualizado com Dicas
let numeroSecreto = 5; // valor alterado para facilitar testes
let chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
if (chute == numeroSecreto) {
alert(Isso aí! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto}
);
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
alert(O número secreto é menor que ${chute}
);
} else {
alert(O número secreto é maior que ${chute}
);
}
}
Detalhes Técnicos
Usamos template strings com crases e ${variável} para exibir valores dinâmicos.
O else agora verifica se o número secreto é menor ou maior que o chute.
O valor da variável numeroSecreto pode ser alterado para facilitar os testes (ex: let numeroSecreto = 5).Problema Encontrado
Mesmo exibindo a dica correta, o jogo ainda termina após uma tentativa, sem dar nova chance de jogar.
Isso ocorre porque o código não está dentro de um laço (loop), ou seja, o jogo só executa uma vez.Próximos Passos
Encapsular o código num laço de repetição (while/for) para permitir múltiplas tentativas até o jogador acertar.