1
resposta

[SUGESTÃO] Melhorando a Experiência do Jogador com Dicas em JavaScript (Kelly Costa)

  • Objetivo
    Implementar dicas no jogo do número secreto para informar se o palpite está acima ou abaixo do número secreto.

  • Problema Inicial
    O jogo apenas informava se o palpite estava certo ou errado.
    Ao errar, era exibida a mensagem: "Você errou :(", sem qualquer dica.

  • Solução Proposta
    Adicionar condições extras dentro do else para:
    Informar se o número secreto é maior ou menor que o chute.

  • Testes Iniciais

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
let numeroSecreto = 2;
let chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');

if (chute == numeroSecreto) {
alert(Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto});
} else {
alert('Você errou :(');
}
Limitação: Não fornece dicas.

  • Código Atualizado com Dicas

let numeroSecreto = 5; // valor alterado para facilitar testes
let chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');

if (chute == numeroSecreto) {
alert(Isso aí! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto});
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
alert(O número secreto é menor que ${chute});
} else {
alert(O número secreto é maior que ${chute});
}
}

  • Detalhes Técnicos
    Usamos template strings com crases e ${variável} para exibir valores dinâmicos.
    O else agora verifica se o número secreto é menor ou maior que o chute.
    O valor da variável numeroSecreto pode ser alterado para facilitar os testes (ex: let numeroSecreto = 5).

  • Problema Encontrado
    Mesmo exibindo a dica correta, o jogo ainda termina após uma tentativa, sem dar nova chance de jogar.
    Isso ocorre porque o código não está dentro de um laço (loop), ou seja, o jogo só executa uma vez.

  • Próximos Passos
    Encapsular o código num laço de repetição (while/for) para permitir múltiplas tentativas até o jogador acertar.

1 resposta

Muito bom , gostei desse passo a passo. Valeu pela explicação