Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Sugestão] DESAFIO: SISTEMA DE ATENDIMENTO

Contexto: Clientes e/ou Usuários estão enfrentando duvidas, erros e outros problemas e precisa contactar com os suporte técnicos e analistas do produto. devido a ausência de um sistema estruturado esses questionamentos dos clientes/usuários estão vindo de forma desordenado.

Como decompor o problema?

Problema: Falta de organização e categorização no atendimento.

Clientes e usuários têm dúvidas e erros. Sem sistema estruturado, as solicitações chegam de forma desordenada para os técnicos que precisam filtrar de forma manual.

É possível reconhecer padrões nos pedidos?

Sim. É possível identificar categorias:

  1. Dúvidas frequentes: respostas prontas.
  2. Erros de funcionalidade: solução documentada ou acionar técnico/analista.
  3. Outras demandas: direcionadas para técnico/analista.

Que tipo de abstrações pode ser criadas para simplificação do fluxo?

  • Criar categorias e subcategorias.
  • Atender dúvidas e erros simples com respostas prontas, criação de um (FAQ)
  • Encaminhar casos novos ou complexos para técnico/analista.

É viável criar um algoritmo para lidar com cada tipo de solicitação?

Sim, de forma simples:

  • Se problema é conhecido -> informar solução do catalogo de problemas conhecidos.
  • Se problema não é conhecido -> acionar suporte técnico/analista.

Organizar as demandas em categorias permite respostas rápidas para problemas simples e direcionamento eficiente dos casos complexos.

Dessa forma o atendimento será direcionado para os técnicos de forma organizada por categoria e agil por filtrar demandas mais simples e deixar o esforço para demandas mais complexas.

1 resposta

Oii, Fernando.

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise, principalmente quando você destacou a importância de categorizar as solicitações para agilizar o suporte. Isso mostra como o pensamento computacional ajuda a estruturar processos que parecem confusos no início.

Continue explorando esse raciocínio, pois é uma habilidade muito útil em diferentes áreas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!