1
resposta

[Sugestão] Colocar o comentário na própria pergunta já que geralmente os programadores mais experiêntes ignoram os comentários

**Atualmente é: **

Dado o trecho de código abaixo, diga: Qual é o estado da entidade Aluno neste momento?

Aluno aluno = new Aluno();
aluno.setId(3);     // Aluno com Id 3 já foi persistida anteriormente.
aluno.setNome("João Pedro");
aluno.setEndereco("Rua ….");

Trocar para:

Dado o trecho de código abaixo, diga: Qual é o estado da entidade Aluno neste momento visto que Aluno com Id 3 já foi persistida anteriormente?

Aluno aluno = new Aluno();
aluno.setId(3);
aluno.setNome("João Pedro");
aluno.setEndereco("Rua ….");
1 resposta

Olá, Carlos

Sua sugestão é muito válida e entendo seu ponto de vista. No entanto, a ideia de colocar o comentário no código é para simular uma situação real, onde muitas vezes os detalhes importantes estão nos comentários do código. Isso é algo muito comum na vida de um programador.

Por exemplo, quando estamos trabalhando em um projeto com uma equipe, muitas vezes encontramos comentários no código que nos ajudam a entender o que está acontecendo. Então, essa é uma maneira de treinar essa habilidade de ler e entender os comentários.

Mas, claro, o objetivo principal é aprender sobre o estado do objeto em JPA e Hibernate. Então, vamos ao que interessa:

Nesse caso, o estado da entidade Aluno é Detached (Desatachado). Isso porque uma instância é considerada desatachada quando ela foi persistida, mas a sessão que a persistiu foi fechada. No código, temos um comentário informando que o aluno com Id 3 já foi persistido anteriormente, então estamos criando uma nova instância do aluno com o mesmo Id, mas ela não está associada à sessão, por isso é desatachada.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software