1
resposta

[Sugestão] Celular como maior ladrão do foco

O celular, embora essencial no dia a dia, é também um dos principais ladrões de atenção. As notificações constantes, a curiosidade em checar mensagens e o hábito de navegar sem propósito fragmentam o foco e reduzem a produtividade. A cada interrupção, o cérebro leva tempo para retomar a concentração, o que faz com que pequenas pausas se transformem em grandes perdas de desempenho. Eu mesma já sofri muito com isto, inclusive este excesso de dopamina causado pela necessidade de rolar a tela sem propósito, aumentou minha ansiedade e começou a trazer problemas sérios.

Para mudar essa situação, foi preciso criar barreiras conscientes: silenciar notificações não essenciais, definir horários específicos para checar redes sociais e usar recursos como o modo “não perturbe” durante momentos de trabalho profundo. Outra estratégia eficaz foi aplicar técnicas de gestão do tempo, como o método Pomodoro ( que aprendi aqui no curso ), em que se alternam blocos de foco e pausas curtas. São estratégias que comecei a utilizar para focar nas atividades diárias e seguir meu propósito rumo aos meus objetivos. Ainda estou na luta, mas em constante aperfeiçoamento.

Assim, estou tentando usar o celular de forma mais consciente e de forma que ele não roube o meu tempo, que é algo tão sagrado nos dias atuais.

1 resposta

Parabéns. Eu desligo o meu em horários especificos de estudo e trabalho.