1
resposta

Atividade - pensamento meditante e calculante

Bom dia. Em minha interpretação do texto, separei assim os momentos:

Pensamento Calculante
O autor concentra sua atenção nos problemas a serem solucionados e também nos meios/mecanismos disponíveis para o atingimento dos resultados:
• “...vejo que é meio padrão o que nos tira do foco: o celular e todas as suas funcionalidades…”
• “Distrações como celular, jogos, redes sociais só precisam de manejo de tempo…”
• “...entender quais são seus gargalos familiares…”
• "...o êxito não é de quem correu mais, é de quem geriu melhor seus recursos..."

Pensamento Meditante
O autor concentra sua atenção na percepção da individualidade de cada pessoa, respeitando sua rotina de vida, sem querer extrapolar seus limites:
• “Porém, estes últimos, eu respeito a drenagem de tempo e foco, são pessoas, são pessoas que gostam da gente, são pessoas que querem nossa atenção e isso deve ser respeitado.”
• “...vou estudar tempo integral e esquecer as pessoas que me rodeiam."
• "...todos nós precisamos de distração, de devaneio e ócio."
• "...respeitem seu processo, não acelerem além do que conseguem caminhar..."

1 resposta

Olá, Carlos! Como vai?

Mandou muito bem na interpretação e separação dos momentos entre pensamento calculante e meditante!

Sua resposta mostra organização ao estruturar claramente os trechos do texto, profundidade ao destacar como cada modo de pensar se manifesta e sensibilidade ao valorizar tanto a objetividade dos resultados quanto o respeito às relações humanas e ao processo individual.

Uma sugestão para o futuro seria acrescentar uma análise sobre como esses dois modos de pensar podem se complementar na prática, trazendo equilíbrio entre eficiência e bem-estar.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!