Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desenhos da casa - Dia 1 e Dia 2

Foi uma surpresa ver um desafio sobre desenho em um curso de produtividade justamente quando eu mesmo estou tentando desenvolver o hobby de desenhar! Uma surpresa agrádavel.

Os desenhos estão abaixo aqui:

Desenho do dia 1

Desenho do dia 2

Para relatar aqui como foi, sinto que mesmo tendo os fundamentos que vi recentemente sobre desenho, essa lição ainda me fez olhar com uma perspectiva melhor sobre o nosso processo de melhoria ao fazer as coisas todos os dias.

Vou responder em tópicos as perguntas aqui para facilitar minha linha de pensamento:

1. Você conseguiu perceber algo entre um dia e outro de produção?

R1: Fora a clara melhoria, eu notei que no segundo dia eu estava mais ciente de erros que eu cometi no dia anterior, com essa consciência eu pude aplicar isso melhor no segundo dia evitando os erros. Mesmo no segundo dia, caso o exercício fosse estendido para um terceiro, eu percebo mais pontos de melhoria que eu poderia ter, tais como trabalhar melhor nos detalhes e no sombreamento.

1. Como foi desenhar uma casa em perspectiva simples no primeiro dia?

R2: No primeiro dia eu estava constantemente olhando o vídeo, tendo dúvidas sobre como algo era feito e retomando sempre para me guiar melhor. Como um primeiro contato eu estava tentando entender coisas como "Como ele fez esse detalhe se destacar?" ou "Essa inclinação não parece certa, como que foi feito?". Esse primeiro contato sempre é a parte onde me gerou mais dúvidas e eu buscava as respostas com um bom referencial, sabendo que eu tenho uma certa dificuldade em partir as coisas de mim mesmo apenas.

1. E no segundo?

R3: Foi muito mais tranquilo, tanto que não abri o vídeo e apenas foquei em melhorar o resultado anterior primeiro. Tendo os erros do dia anterior, eu conseguia identificar o que eu precisava melhorar, gerando uma etapa de auto-crítica que não seria possível sem o exercício da atividade. Consegui melhorar nas linhas, no foco da casa (observei que no primeiro dia ficou muito pra direita, enquanto no segundo eu fiquei ciente em trazer mais pro centro e maior), nas espessuras da janelas... se eu ficar citando tudo seria muitos detalhes, mas é coisas que conscientemente ou no próprio subconsciente nós aprendemos a identificar com nossos erros. Me fortaleceu mais ainda a ideia do porque precisamos ter uma rotina naquilo que queremos melhorar.

1. Em quais dias se sentiu mais satisfeito com o resultado?

R4: Apesar de óbvio, sei que a resposta natural é o segundo dia, pra esse caso também vai ser. Mas eu penso que pra outros dias, se eu fosse continuar com esse exercício em um terceiro, quarto, quinto dia... às vezes poderiamos notar estagnação no resultado, ou até mesmo insatisfação em relação a outros dias. Nesse caso, penso que a re-consulta de materiais de estudos e o que nos ensinou de primeira mão seja importante, pois no primeiro dia eu fiz com auxílio do material, no segundo eu fiz com foco em melhorar meus erros, chegaria num ponto onde nos dias subsequentes eu não saberia mais o que corrigir de erro, então seria a etapa de buscar a melhorar mais a percepção e saber os próximos passos de onde melhorar.

2 respostas
solução!

Olá, Gustavo! Tudo bem?

Que relato bacana! É muito legal quando um hobby pessoal se conecta com o aprendizado do curso. Essa relação torna o processo mais natural e ajuda bastante na constância.

Analisando seus desenhos e suas respostas, dá para ver claramente um processo de evolução acontecendo. A passagem do primeiro dia, ainda muito apoiado no vídeo, para o segundo, quando você já consegue identificar e corrigir seus próprios erros, mostra que o método foi realmente absorvido.

A evolução técnica também fica evidente. O traço do dia 13/01 está mais firme em comparação ao dia 12/01, e detalhes como o sombreamento no chão e o enquadramento mais consciente da casa reforçam essa percepção que você comentou.

Achei muito madura sua reflexão sobre a possibilidade de estagnação no futuro. Esse momento acontece com todo mundo, e entender que ele pede novas referências e um retorno à teoria é o que mantém o aprendizado em movimento.

Você entendeu bem a essência da rotina como um espaço de prática, reflexão e ajuste contínuo.

Continue desenhando; adotei o hábito tbm e é ótimo para a mente, além de ajudar nos estudos. Você está no caminho certo.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Agradeço pela resposta, Victor! Me deixa feliz em saber que estou no caminho certo.

Vou continuar sim nos estudos e desenho e seguir firme, continuarei acompanhando o curso!