Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] BARREIRAS FÍSICAS E EMOCIONAIS

Entendo que uma de minhas barreiras é o medo de não conseguir fazer o que é preciso da forma que é exigido, pois tenho muita dificuldade de entender coisas que para muitos é simples, mas que para mim preciso exercitar muito para fixar o conhecimento. Outra questão que me atrapalha é que preciso dividir várias obrigações e responsabilidades familiares enquanto procuro um novo emprego e o tempo ficar muito escasso e a mente bem ocupada,

1 resposta
solução!

Olá, José! Tudo bem?

Entendo perfeitamente suas preocupações e é muito comum enfrentarmos essas barreiras físicas e emocionais durante o processo de aprendizado. Vamos por partes para tentar ajudar você a lidar com essas dificuldades.

Primeiro, sobre o medo de não conseguir fazer o que é preciso: isso é algo que muitas pessoas enfrentam, e é importante lembrar que cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado. O que pode ser simples para alguns, pode ser mais desafiador para outros, e está tudo bem. Uma técnica que pode ajudar é a prática da "repetição espaçada", onde você revisita o conteúdo em intervalos regulares para ajudar a fixar melhor o conhecimento. Além disso, tente dividir o conteúdo em partes menores e estabelecer pequenas metas diárias. Isso pode tornar o processo mais gerenciável e menos assustador.

Em relação à falta de tempo e a mente ocupada com responsabilidades familiares e a busca por um novo emprego, é essencial tentar organizar seu tempo de maneira eficiente. Uma ferramenta que pode ser útil é a técnica Pomodoro, onde você trabalha em blocos de tempo (geralmente 25 minutos) seguidos de pequenos intervalos. Isso pode ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade, mesmo com um tempo limitado.

Além disso, tente criar um espaço físico adequado para seus estudos, mesmo que seja um cantinho na sua casa onde você possa se concentrar sem muitas distrações. Se possível, converse com sua família sobre a importância desse tempo para você e peça apoio para que eles respeitem esses momentos.

Por fim, não se esqueça de cuidar da sua saúde mental. Pratique atividades que ajudem a relaxar e aliviar o estresse, como exercícios físicos, meditação ou hobbies que você goste. Lidar com as emoções é tão importante quanto lidar com as questões práticas do dia a dia.

Bons estudos!