2
respostas

Sobre o encapsulamento de classes utilizadas como entidades em frameworks ORM

Gostaria de saber como poderia seguir as boas práticas de encapsulamento em um cenário em que sou forçado a utilizar um framework da empresa em qual trabalho que, "gera" automaticamente uma entidade com getters e setters, e, não posso alterar estes códigos? Este framework gera também, uma camada de DAO, Uma Api rest, e um Service (onde adicionamos todas as regras de negócio, no exemplo do vídeo, o método adicionaPagamento() ficaria nesta classe) . Fico incomodado pois, neste meu cenário creio que sempre vou cair no problema da intimidade inapropriada.

Se puderem me esclarecer ficarei muito grato.

2 respostas

Oi Jorge, tudo bem?

Acredito que uma forma de solucionar isso seja refatorar esse framework para se adequar aos padrões SOLID. Se essa não for uma opção, pelo que você descreveu aparentemente é possível criar essas camadas manualmente também, correto?

Eu consigo criar camadas adicionais sim, mas não consigo mexer nas entidades.

As camadas que eu poderia criar para seguir corretamente o SOLID no caso seriam delegar as responsabilidades para os services/criar componentes que concentram as regras de negócio das classes de model então ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software