Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre não retornar resultados ser "ok"

Oii, tudo bem? Estava assistindo essa aula aqui e me veio uma dúvida. E se por acaso eu quiser apenas buscar se existe java e for ok não existir? porque nem sempre uma base vai se manter sempre com os mesmos registros, eles podem ser apagados. a ideia é mais testar se realmente não existi nada com java, se existir tem que retornar e se não existir, tudo bem não retornar nada. Posso estar equivocada sobre mas queria saber se isso faz sentido e se sim, como escreveria um caso pra um teste assim.

1 resposta
solução!

Olá Softdesign! Tudo bem?

Entendi sua dúvida sobre como testar se não existe nenhum resultado com a palavra "java" e considerar isso como "ok". Faz todo sentido querer testar essa condição, já que as bases de dados podem sofrer alterações e registros podem ser apagados.

Uma forma de escrever um caso de teste para essa situação é utilizando o método should('not.exist') do Cypress. Esse método verifica se um elemento não existe na página. No seu caso, você pode buscar por "java" e em seguida verificar se o elemento que representa o resultado não existe.

Aqui está um exemplo de como seria o código para esse caso de teste:

cy.get('input[name="busca"]').type('java') // Digita "java" no campo de busca
cy.get('button').contains('Buscar').click() // Clica no botão de buscar

cy.get('h4.busca-resultado-nome').should('not.exist') // Verifica se o elemento não existe

Nesse exemplo, estamos buscando por "java" e em seguida verificando se o elemento com a classe h4.busca-resultado-nome não existe na página. Se ele não existir, o teste passará.

Lembrando que é importante adaptar esse código de acordo com a estrutura da página que você está testando. Certifique-se de utilizar os seletores corretos para identificar os elementos.

Ah esse curso foi desativado e recebeu uma atualização, você pode verificar aqui:

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software