1
resposta

Situações Desafiadoras

Acabei escrevendo sobre isso no desafio do tótpico passado. Mas em minha auto observação percebi que em situações desafiadoras fico confusa e acabo soando grosseira, muitas vezes sem perceber (na minha mente estou sendo apenas objetiva ou séria). Tenho dificuldade de impor limite quando me sinto desrespeitada em ambiente de trabalho, geralmente vou aguentando até chegar ao extremo e ir embora de vez, ter algum problema de saúde ou comportamental. Também observei que as situações desafiadoras me deixam desmotivada, a qualidade do meu trabalho e consequentemente da minha comunicação decaem significativamente.

Consigo generalizar 2 padrões de resposta emocional que tenho quando fico confusa:

1. acabo transmitindo a imagem de ser muito "boba alegre" e ficar me explicando, na defensiva
  2. transmito a imagem de descaso quando na verdade já estou tão desmotivada que nem sei mais como lidar com a situação
1 resposta

Olá, Roseli! Como vai?

É muito bom que você já tenha identificado esses padrões emocionais em si mesma, pois esse é o primeiro passo para lidar com eles de forma mais assertiva.

Para ajudar a gerenciar essas emoções e melhorar sua comunicação em situações desafiadoras, vou listar algumas estratégias que você pode considerar:

1. Autoconhecimento e Reflexão: Continue a prática de auto-observação. Mantenha um diário onde você possa anotar suas emoções e reações após situações desafiadoras. Isso pode ajudar a identificar gatilhos específicos e padrões de comportamento.

2. Técnicas de Respiração e Pausa: Quando sentir que está ficando confusa ou desmotivada, tente fazer uma pausa. Respire fundo algumas vezes para se acalmar. Isso pode ajudar a clarear a mente e a responder de forma mais controlada.

3. Comunicação Assertiva: Pratique a comunicação assertiva, que envolve expressar seus sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa. Por exemplo, ao invés de acumular desrespeito, você pode praticar frases como "Sinto que minha opinião não está sendo considerada e gostaria de discutir isso".

4. Definição de Limites: Trabalhe na definição de limites saudáveis. Isso pode ser feito através de uma comunicação clara sobre o que você considera aceitável ou não no ambiente de trabalho.

5. Busca de Apoio: Considere buscar apoio de colegas, amigos ou até mesmo de um profissional, como um coach ou terapeuta, para ajudá-la a desenvolver essas habilidades.

6. Prática de Empatia: Tente ver as situações desafiadoras do ponto de vista do outro. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de desmotivação e a melhorar a interação.

Lembre-se de que essas são apenas sugestões e pode ser necessário adaptá-las à sua realidade. O importante é continuar buscando formas de lidar com essas emoções de maneira que você se sinta mais confortável e confiante.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)